domingo, 30 de novembro de 2008

14º

Eu percebi hoje que o blog não tem figura, né? Só tem texto e uma foto aqui e acolá. Então a partir de agora, sempre que eu tiver com paciência e/ou tempo vou tentando por desenho para ilustrar os testos (quando eu escrevi isso eu tava com tempo mas não desenhie, agora que tou aqui pra postar, tou sem tempo e/ou paciência). Porque texto sem figura não é texto de verdade. Texto bom tem que ter pelo menos um bonequinho feito de pau e bola.
_____

E aí pessoal, como tá todo mundo. Aqui todo dia esfria mais e mais e mais um bocado.
Antes eu conseguia ficar em casa de bermuda, camiseta e descalço. O chão começou a esfriar, enstão aumentei a chinela. Os dias foram passando e veio o cachecol. Nos últimos dias já não consigo mais ficar sem meias. Tou ficando um Frankenstein, mas vale tudo pra não ficar com frio. Ontem choveu granizo aqui. Eu nunca tinha visto pedra de gelo cair do céu. Tem noites aqui que dentro da geladeira tá mais quente do que fora. Como todo bom matuto corri e peguei a câmera pra filmar e bater foto. Dá pra ver minhas meias no reflexo do vidro da janela.

Chuva de granizo from diego bonito on Vimeo.
_____

Na segunda-feira fui andar procurando emprego e olha só o que eu achei: Bufete Os Compadres. Um timo estabelecimento, cheio de glamour e propício para realização de casamentos, bodas e quinzes anos. Quem tiver ficado afim de fazer uma festinha lá, me dá o toque que eu entro em contato lá com eles.

_____

Aula de culinária com o chef Diego Bonito
Prato do dia: Macarrão Afogado

Hoje, a Glauciana está viajado, a Adriana foi ao Paint-Ball com o pessoal da faculdade e a Ana foi ao encontro de um professor dela, logo o meu almoço ficou por minha exclusiva responsabilidade. Em outras palavras: LASQUEI-ME!
Abri o armário e tinha um arroz branco-tapuru, um saco de arroz e uns pacotes de macarrão. Lógico que escolhi fazer o macarrão porque pensei "ah, deve ser q nem miojo, que a gente põe na água e espera amolecer. As meninas quando fazem, num instante fica pronto, comigo vai ser assim também"... Quem dera que o que aconteceu hoje fosse mesmo isso.
Vamos à aula:

Ingredientes:
Macarrão
Panela com tampa (isso conta como ingrediente?)
Água
Azeite (só se quiser)
Sal
Cenoura
Alho
Cebola
Salsicha
Molho de tomate
Ovo
Batata estilo ruffles mas sem as dobrinhas (são mais baratas)

Modo de preparo:
Acenda o fogo e ponha a panela ainda vazia em cima.
Coloque uns 3 copos d'água.
Você vai ver que ainda tem pouca água, mas água é cara, então vai só esse tanto mesmo.
Tampe e deixe a água ferver (a tampa fechada faz a água ferver mais rápido e não ir embora como vapor.
Pegue os fiapos do macarrão e rebole dentro da panela.
Tire a cenoura, uma salsicha e a cebola da geladeira, peque o alho no armário e já ponha tudo em cima da pia.
A parte que está na água vai começar a cozinhar e a que está fora vai começar a queimar na parte que está encostada na borda da panela.
Dois minutos depois de desespero, lembre que sua mãe (ou quem cozinha na sua casa) antes de por os fiapos na panela, parte eles ao meio. Acho que já fazem isso porque é ligeiramente complicado partir ao meio o macarrão quando ele tá metade cozido e metade cru.
Cruze os dedos e torça para que não tenha que almoçar pão, porque a padaria é longe e está chovendo.
Ponha sal. Se achar que colocou muito, reze para que não tenha ficado salgado demais.
Vai começar a subir umas espumas meio brancas meio amarelas. (deve ser o grude do macarrão soltando).
Se espumar muito, aliás, se espumar muito mesmo, tire a tampa da panela e sopre. Mas sopre com muita força, para estourar as bolhas e a espuma não derramar no fogão, porque dá trabalho limpar. Se soprando você não conseguir estourar, use as pontas do garfo. Se ainda assim não conseguir, pegue a faca. Se não conseguir mesmo assim, é melhor parar por aí, afinal o pão ainda pode ser uma possibilidade.
Agora é a hora de temperar.
Corte uns pedaços de cenoura (não precisa ser rodela, porque é mais difícil cortar redondo do que cortar de qualquer jeito. sua barriga não liga se s pedaços são redondos ou em formatos de pedra de calçamento) e rebole dentro da panela.
Corte um pedaço de cebola (o caso da cenoura também é aplicável nesse caso, pode cortar em qualquer formato) e ponha dentro da panela também.
Pegue 2 dentes de alho e ponha lá dentro também. (experimente cortá-los e tirar a casca antes de jogar na panela. Esculte a vos da "experência": É muito dificil pescar eles depois que já estão lá dentro).
Misture um pouco e tampe.
Procure na geladeira alguma coisa a mais que você possa colocar dentro da panela que é pra dar gosto no macarrão. Caso encontre só laranja e iogurte, é melhor deixar como está, porque não deve ficar muito gostoso macarrão com sabor "pedaços de morango".
Ponha azeite caso ache que vai fazer diferença (mas não vai). Não ponha muito porque só tem mais uma garrafa de reserva e o azeite só está na promoção até domingo.
Pegue a salsicha que estava esquecida atrás do detergente e corte ela bem miudinha e espalhe pelo macarrão na panela, para dar a ilusão de que tem muita salsicha quando for comer.
Agora que já fez tudo isso, ponha mais fiapos de macarrão na panela, porque vai ver que os que colocou não são suficientes.
Como parte do macarrão já está quase boa e outra parte ainda está completamente crua, você pensa: “Se quando eu lembrei de partir o macarrão lá no começo ele estava também metade cru/metade cozido e deu certo, dessa vez também vai dar.
Nesse ponto, você vai para outro cómodo da casa e esqueça (literalmente) do macarrão por uns 10 minutos.
Quando se lembrar da panela no fogo, volte correndo à cozinha.
Para sua sorte, ainda terá água na panela, mas é bom por mais um pouco.
É hora de adicionar o molho de tomate e misture. Como você colocou água, o molho de tomate vai diluir, mas ele é só para dar uma cor, eu acho.
Aproveite esse meio tempo e faça um ovo mexido. (não precisa ensinar isso, precisa?)
Prove para ter certeza de que não está bom de sal. Ponha mais.
Mais um pouquinho, porque o furo da tampa é muito pequeno.
Quando aparecer um aro preto ao redor da parte interna da panela e umas manchas escuras na base dela, está na hora de apagar o fogo. Talvez ele já estivesse na hora há uns 5 minutos atrás, mas não tem problema.
Ainda vai ter muita água, mas é melhor deixar o fogo desligado porque já terão alguns fiapos pregados no fundo.
Adicione o ovo e misture.
Cubra com as batatas genéricas do ruffles.
Voilá! Está pronto para servir um delicioso macarrão insosso (o sal não estava saindo pelo furinho).

Sugestão de apresentação:
Deixe na panela mesmo para não sujar um prato (a palavra de ordem é economia). É só você que vai comer. Acompanhado de um suco de laranja ficaria ótimo. Como não tem, beba água mesmo.

Agora, bata uma foto e mostre aos amigos num blog. Mesmo que você esteja cheio de trabalhos para entregar até segunda-feira, vale a pena (mais) uma pausa pra contar como foi a segunda vez que resolver fazer um almoço em toda a sua vida. O trabalho pode esperar um pouco, seus amigos não.

3 comentários:

Livia Novaes disse...

Graças ao Bom Deus tu naum me convidou pra esse rango que devia ta....uma ..."delicia"! Cada um no seu quadrado rs!
Pode deixar que vou te ajudar e ensinar o basicão ta! começando pela macarronada, depois quem sabe até um japa numa aula bemmmmmmmmmmmm adiantada! rs! bjos

Unknown disse...

kkkkkkkkkkkkkk. a pergunta é: tava bom???

thiago disse...

Po, até que tá bonito =)

E ainda tem um cd dos Los Hermanos piratão ali do lado!