domingo, 2 de novembro de 2008

Valeu a pena esperar esse tempão sem uma actualização (é, aqui tem um C antes de palavras como actor e actual, mas isso só até o dia 31/12 de acordo com o novo tratado assinado). E prometo que esse post vai valer a espera.

E já que o assunto é que as coisas por aqui não são tão iguais como a gente imagina, olha só como é que são as marcas da Elma Chips e da Kibon por esses lados aqui do Atlântico:



Não bastasse essas diferenças, olha só essa marca de um pet shop do shopping:
Cadê a cabeça do infeliz do gato? O “C” esmagalhou a cabeça do coitado.


Ô RAÇA RUIM É BRASILEIRO
Essa foto aqui eu bati da Glau tirando onda abraçando a “Hermione”.


Seguindo a linha de bater foto tirando onda, essa aqui foi uma tentativa frustrada de fingir que tava abrindo “meu carro”. Sabe como é né: põe uma câmera fotográfica e um carro bonito na frente dum cafussu que dá nisso. Pra piorar, fui tão leso que nem pro lado da direção eu fui, acabou que parece que eu tou tentando é roubar o carro.


Fora eu, na minha turma tem mais dois brasileiros (o Fábio e o Zé antônio) e fora eles, fazendo duas disciplinas com a gente na sexta-feira tem mais uma brasileira que chegou agora que eu aind anão sei o nome dela. Ô negócio pra dar cria é brasileiro, acho que brota do chão aqui.

MEUS BAGULHOS
Segunda-feira, fizemos as compras da semana, o armário ficou bonito de novo. Bati foto da minha parte do armário (que é só a parte de baixo, a de cima é da Adriana). Segue a lista: chocolate em pó, cream cracker, bolacha doce de maçã e canela, chocolate, biscoito de chocolate, batatinha frita e leite. Tem coisa aí que já tinha e tem coisa aí que jã não tem mais.


SURPRESA!
Na terça, um dia depois das compras quando ainda tinha ingrediente suficiente pras meninas ficarem inventando moda, elas resolveram fazer um bolo. Ana foi logo dizendo que tava com vontade de fazer bolo e que quando isso acontecia, o bolo ficava surpreendente.


Fui pra aula e quando eu voltei, vi que o resultado era mesmo surpreendente:

Mas isso não foi razão pra eu deixar ele de lado, né? Ele tava lá era pra ser comido, afinal.

QUINTA-FEIRA PROVEITOSA
Fui ao consulado pra tirar um documento que é uma espécie de identidade pra imigrante brasileiros pra gent enão ter que ficar andando pra cima e pra baixo com o passaporte (o meu por sinal, já tava se estragando), aproveitei pra dar uma caminhada pela redondeza e conheci a Casa Da Música. É uma de casa de show pros eventos importantes da cidade. Tentei bater uma fotos legais mas como já é de se esperar, não consegui. Se quizerem ver mais fotos procurem lá no google que tem.


Depois, lá pertinho, do outro lado da rua, tem uma praça bonita p dedeu com um obelisco no centro. Tentei descobrir qual o significado dele procurando alguma placa, mas só descobri que foi alguma coisa importante que tem um leão que mata uma águia pisando na cabeça dela e que aconteceu em mil e oitocentos e cinquneta e oito, pelo menos eu acho que li certo o ano que tinha lá MDCCCLVIII. Ou era MDCCCVIII? Ou era MICIDVIC? Ou era MMC-MDC-XYZ... eu sei lá. Só sei que eu tava ficando com fome e tinha que ir pra casa, porque comer na rua é caro.


Voltando pra estação do metro percebi que tem uma bandeirinha do Brasil lá no alto do Prédio do Consulado.



Já no metro, lembrei que lá era perto do Estádio do Dragão, casa do Futebol Clube do Porto, a fome tava truando uma hora dessas, o fígado brigando com o rim pra ver quem o estomago iria digerir primeiro, mas fui porque perto do estádio tem um shopping e fui aproveitar pra deixar uns curriculuns nas lojas. Assim como a casa da música a foto não tá lá esses balios todos, mas dá pra ver né? Ainda não teve jogo desde que eu cheguei aqui, eu acho, mas se tiver, vou comprar um ingresso, nem que seja pra geral (ou o equivalente aqui) só pra ter uma foto lá de dentro.


Nesse mesmo dia, já tendo almoçado macarronada, comido bruaca com café, banana machucada-açúcar-canela e bruaca com banana machucada-açúcar-canela (de bucho cheião, graças Deus) fui pra aula, que nesse dia seria dada por um chefe de cozina convidado pelo pofessor pra gente aprender “a importância do detalhe”. E como aprendi, pq o detalhe é que a aula custava 10€ pro chefe poder comprar os ingrdientes (ora pois, menos de 10 foi a minha parte das compras da semana toda). Fui pra aula P da vida, imaginando que seriam aquelas comidas chics que só são bonitas e que passam a dez mil léguas do prato de pedreiro e ao mesmo tempo fui torcendo que estivesse enganado. Geralmente quando vou esperando uma coisa muito boa, acabo encontrando algo não tão a altura. Dessa vez eu esperava que estivese enganado e pra minha surpresa, eu não estava. Os pratos eram mesmo aqueles que só são bonitos e passam distante de arroz, feijão, farofa, ovo, bife acebolado e verdura crua (iahiahaiha lembro direitim do cardápio de marmitas do Di Casa que pedia todo dia pra mim e pro pessoal da Ponto). Lá vão os pratos:
- Sardinhas Marinadas, Coentrada de tomate e Ovas de Arenque (resumindo: torrada esturricada com um poquinho de azeite, uma sardinha e um tomatinho daqueles miudos)


- Ostras com molhode Açafrão “Au Chardonay” (trocando em miudos: ostra com uma bolotinha lá de ova de peixe, com umas ervinhas cheirosas com cenoura raspada e azeite)


- Brandade de bacalhau, chips de Batat Violeta (vamos lá: pirê de bacalhau e azeite em cima de uma battinha estilo ruffles sem ondinhas)


Eu De Bonito, bebendo vinho do Porto:


O bom foi o chefe dizendo que todos ingredientes têm a mesma importância se bem tratados, tanto fazia pra ele sardinha como bacalhau, que tanto fazia batata roxa (q ele usou na demonstração, como batata ruffles genérica de mercantil que a gente comeu)... jura que eu caí nessa né? Tinha um queixo melhorzinho não, pra dizer que o dinheiro não deu pra comprar mais coisa? Enfim, no mais a aula foi legal sim. Comi essas coisas de granfino que eu achei que não iria acontcer nunca na vida. Agora que já comi lagosta, já andei de lancha, comi bacalhau e comi ostra, só me falta pular de pára-quedas.

FBA_UP
Eu já postei aqui algumas fotos da visão que tem da minha sala. Hoje vou mostrar mais um pouco dos outros lugares da faculdade e a foto da minha sala em si durante a 2ª apresentação de cartazes de tipografia.




FEIJÃO MARAVILHA
Depois de experientar ostras, sardinhas e bacalhau, de volta à realidade: o feijão descongelando no meio da sala/quarto (onde melhor bate o sol) pro almoço de domingo.

Pequena observação: eu acho, que ele ainda não tá completamente cozido, porque no meio do almoço em que ele estava sendo feito, acabou o gás e aqui eles demoram no mínimo 4 horas pra entregar um novo.

E-LEARNING
É aqui que a gente passa boa parte do fim de semana por motivos lógicos: é grátis, é perto da cas aonde a gente mora (mais ou menos) e tem internet voada e liberada pro alunos. Fica dentro da residência universitária de Paranhos da UP. É o espaço pros residentes e alunos em geral estudarem (ou não, que geralmente é o nosso caso). É só o pitel lá, os guardinha são gente fina, sempre arrumam uma mesa e umas cadeiras quando tá tudo lotado.






O melhor lugar pra ficar é lá atrás, na área dos pufs gigantes pq é longe do cheiro que vem da cantina. Mas geralmente a gente fica alí nos banquinhos laranjas pq dificilmente lá em cima tem mesa vaga perto das tomadas. Bati foto até do banheiro que também é bem legalzim.

BEM QUE A MARIZE ME DISSE
Numa cartinha nem tão convencional que eu recebi da Marize na despedida, ela dizia que aqui nem tudo são flores, que não era tão maravilhas assim e que aqui também tinha muita coisa errada... de certa forma ela tinha até que um pouco de razão. O desinfeliz teve a cara dura de estacionar na passadeira (faixa) tão respeitada por aqui e ir tomar um cafezinho no restaurante que tem aqui no térreo). A foto tá pior que todas as outras pq tive que bater andando pra que o dono do carro não me visse.


TESTE DE QI
Olhem aí o que eu encontrei indo pra o e-learning:

Agora me diz: Pra que isso? Pra que essa faixa de pedestre numa rua sem saída colada numa cerca?
É pro mato não avançar enquanto os pedestres passam? É pra guiar a pessoa em linha reta? É pra pintas as pedras de branco? Ou é porque estamos em Portugal?

É isso aí pessoal, tá na hora de descer, chegamos na paragem final. É só dar sinal e descer com cuidado. Até o próximo post e tou esperando que as pessoas que me prometeram enviar uma carta, tenham feito isso mesmo. Tenham todos um bom di e obrigado por escolherem a nossa compania.


mais um
TA-NÃ-NÃ
mais um
TA-NÃ-NÃ

SAIDEIRA
Tá bom, tá bom, já que insistem. Ieheiheihe Mas só mais um pouquinho pq tenho que ir dormir (tou escrevendo isso às 02:02 de hj pra postar quando me conectar e amanã de manhã eu ainda tenho que fazer mais um trabalho (coisa que era ra eu tá fazendo agora, ao invés de tá digitando esse post) pq de tarde eu e a Ana vamos conhecer o Palácio de Cristal. A gente tinha pensado em fazer um pique-nique, mas a gente nem tem toalha pra isso, como também o Minipreço (que é onde as coisas são mais baratas) talvez não vai estar aberto. De forma ou de outra nós vamso nem que seja só com a garrafinha de água na bolsa (que sempre tá gelada pq a tmeperatura tá baixa. Essa semana a média foi de mínima de 6ºC e máxima de 19ºC).

É só uma fotinha minha e da Ana saindo do e-learning.
Pronto. Só isso. Agora acabou.

Vou ficar devendo as fotos do mijador como era e como agora são. Eu tinha batido as fotos já, mas eu não sei cadê as do mijador atual, aí não vale a pena por só um e assim fica a deixa pra vocês voltarem aqui outras vezes.

Pronto, agora é de verdade verdadeira. Acabou. Ponto final do 9º post.

6 comentários:

Unknown disse...

dieguiiiiiin,
eita que é coisa! morri de rir por tu ter mencionado o cartão da mãe. ela só pode gostar muito de ti pra te tanto ciúme desse portugal. já comprei os postais. mandarei em breve.
beijosss

Unknown disse...

Didiiii...
Nossa, que super post, hein??? Adoreiii!!!
Saudades!
Se cuida!
Beijos!

Unknown disse...

Diegaozinhoooooooooooooooooo,

Que saudades de ti.

Me indentifiquei com essa parte da comida.Kkkkkkkkkkkkkkkkk

Tudo de bom.

Deus te proteja.

Beijos

Lalá

Unknown disse...

Manda teu endereço de novo pro meu email. Adorei a culinária apresentada.
:]

Anônimo disse...

O comentário acima foi meu, Rebs!

chrisuda disse...

ele pediu 10 euros de cada pessoa pra fazer essa comida que não enxe nem o buraco do dente? :O

eu não nasci pra ser grã-finam mesmo não. sou adepta para sempre de arroz, feijão, batata frita (ou purê de batata) e carne. :~
aheoaiheuiaaieu


:***