sábado, 11 de outubro de 2008

Opa,
Como prometido aqui vai a primeira postagem do PortoQuePartiu.
Esse primerio post vai te rum tom meio de retrospectiva dos últimos momentos em Fortaleza e os primeiros dias aqui.

=== AINDA EM FORTALEZA ===
Valeu aos presentes à minha despedida e os presentes frutos da minha despedidas (estão sendo úteis pra cacete) e aos que queriam ter ido mas não puderam, valeu mesmo assim pela vontade.

Valeu tamém a todo mundo da família que foi lá em casa no sábado,

A última pessoa conhecida que vi sainda da Maraponga: Babaú, ela mesma, a própria e inconfundível, atravessando a rua alí na esquina do Leo Coxinha. Não dava pra ser outra né... Me despedi com chave de ouro. Pra quem não conhece, aqui vai um link da excelentíssima cantora Babaú:


=== JÁ AQUI NO PORTO ===
Ainda em lisboa entrei numa área de espera vip sem querer, antes q a mulher viesse me expulsar educadamente perguntei se podia ficar alí ou era só pra clientes especiais, ela com toda simpatia q "era para pessoas especiais e que eu poderia me tornar uma pagando apenas 30€)... Agora me diz: eu tenho cara de quem vai pagar 90 pau pra ficar sentando num sofá maico? Voltei e dormi as 4 horas mais confortáveis do dia nas cadeirinhas do saguão de embarque pra pegar a conexão porto/lisboa.

Quando cheguei no aeroporto daqui, tive que passar pela fiscalização das malas, por sorte ou intervenção de alguém lá de cima, o zipper da mala mais flagrantosa emperrou (cheia de havaina, rapadura, cachaça e doce de goiaba) e a fiscal deixou que eu passasse.

Ao contrário do que tinha sido combinado, não havia ninguém a minha espera... aí foi foda, o medo bateu, mas 5 minutos depois de eu comprar um cartão p ligar, duas das três muié que tou morando apareceram pra me socorrer. De metro (isso mesmo, o metrô daqui não tem o ^) fomos pra casa. Foi osso pra cnseguir ir da estação até o segundo andar. A mala maior tá toda lascada. O zipper estourou, as rodinhas quebraram e o puxador arrebentou. Enfim, lar doce lar.


A CASA: Na verdade é um AP, são 2 quartos, a sala (meu quarto), um quartinho que a gente tá usando pra guardar as malas, uma despença, uma casa de banho (é como chamam o banheiro aqui) com banheira e chuveiro e outra casa de banho só com a privada com um armário em cima e a pia (esse é o meu banheiro pra arriar o barro e pra fazer xix tenho q fazer de cabeça baixa pq não me cabe direito devido ao armário ser muito grande), uma coxinha e uma varanda bem miudinha. A sala e um quarto tem varanda onde a gente usa pra estender a roupa. Como não temos máquina de lavar, as roupas são lavadas na pia grande da casa de banho. A gente tem 2 TVs mas nenhuma funciona pq a gente não tem os controles pra sintonizar. A gente tinha comprado um controle na loja dos Chinas* mas ele não funcionou, aí trocamos por uma caçarola.
*Os Chinas aqui, deiferente lá da argentina, são o equivalente às lojas de cacaecos e catrevagens e vendem as coisas por um preço menor que nas lojas convencionais, comprei meu cachecol lá a 2,50€.


ACESSO A NET: Tá osso pq a faculdade que é perto da minha casa, meu login não funciona, aí só posso logar quando a Glauciana me empresta o login dela. Por isso tenho mal mandado notícias. O acesso n minha faculdade é liberado mas fica meio ruim com o horário das minhas aulas. Acho que hoje a gente vai comprar um computador e vamos usar as zonas de wire que parece que tem uma perto da nossa casa. Tá ruim de mandar fotos porque não tenho câmera, só a do cel, vou ver se rola de comprar uma também.


TRANSPORTE: Tou rodando a cidade pra cima e pra baixo!!!! Já fui pra um monte de canto que nem sei dessa cidade. Comprei um Andante Mensal que quem é estudante e tem até 24 anos compra por 17 euros e dá pra rodar por duas zonas da cidade. Caso não queira o andante mensal, pode pagar por passagens esporádicas que custam 1,45€ e são válidas por 1 hora. Por sorte as minhas zonas não as que mais tem coisas pra ser vistas e amis linhas do metro e do auto-carro (o busão). No primeiro dia que sai de transporte publico sozinho consegui me perder e me achar 7 vezes graças ao Mapa do Andante e às paradas que graças a Deus são muitíssimo bem sinalizadas dizendo qual auto-carro passa lá, qual a rota de cada um, a hora em que cada um passa e a que zona pertence.
Tanto o metro como o auto-carro avisam qual a próxima parada em português e em inglês. Dá pra andar sentado tranqüilo, ams teve vezes q já fui em pé, mas o ônibus não lota não. A distancia do batente do auto-carro pro chão é uns 30cm só e não tem buraco na rua.

Uma coisa que me chamou atenção foi que nem no metro, nem no auto-carro tem cobrador ou catraca. O acesso é "livre", o que acontece é que em cada paragem (as nossas paradas) tem um sensor onde você apresenta o seu Andante. E todo mundo assim o faz. Caso tente dá uma de gaiato pode ser pego pela fiscalização que entra aleatoriamente nos vagões e auto-carros pra saber se vc tá com o ticket que lhe autoriza estar alí, caso não tenha o andante ou seu andante não seja daquela área, vc paga uma multa de 100x o valor do ticket (145€). Ontem (10/10/08) presenciei os fiscais pegando dois carinhas porque tavam com ticket inadequado pra área na Cidade de Gaia (cidade vizinha, logo após o Rio Douro que fica perto da minha Faculdade).

Outra coisa que achei legal é que se você estiver atravessando uma passadeira (faxia de pedestre) e um carro estiver vindo e não tiver semáforo, eles realmente param e dão preferência a você. Mas só se realmente estiver na passadeira.


FACULDADE: O lado da cidade onde a Faculdade de Belas Artes fica é bonito pra cacete, parece de filme, até os prédios mais feios são bonitos. O prédio principal da FBA é um antigão, bonito q só a pinóia, onde tenho aula é no Pavilhão Sul, que foi construido há 2 anos só. É todo modernoso e bonito pra caramba. Ele utiliza o dia todo iluminação e ventilação natural. Pense numa vista bonita é vista da minha sala. Ela fica no último andar e dá pra ver as gaivotas do Rio Douro e a Cidade de Nova Gaia, só não da pra ver o rio em si pq ele fica mais embaixo e tem uma escola na frente. Já tou agoniado com os trabalhso pq aind anão tenh computer, mas com oeu disse acho q vou compra rum hj. Queria comprar meu mac já, mas com oainda não arrumei um emprego, vou ter q comrpar um pc mesmo. Depois compro o mac. Minhas aulas são de 17h às 20h de terça a quinta e de 10h às 13h e 14h às 20h na sexta.

___
CURIOSIDADES:

Tem uma faculdade aqui perto, A Faculdade Portucalense que os alunos a partir do meio do curso se vestem feito o Harry Potter, tudo com umas caponas pretas, quando eu tiver uma foto eu mando.

Só tenho 2 fotos aqui, que bati no dia q esqueci meu casaco em casa no primeiro dia de aula meu e a máxima era de 19 gruas.

A minha faculdade é cheia de gente estranha feito o povo da comunicação da Unifor. Acho q é um mal mundial de quem faz comunicação.

A gente gasta em média 10€ por semana no mercantil com direito a feijão e batatinha frita.

O feijão é vendido só em pacotes de meio quilo.

Estamos no horário de verão aqui, então a diferença que normalmente seria de 3h, está sendo de 4h.
___

Acho que por hora é só isso.
Vou indo pq tenho que lavar meu banherio pras que quando chegar a hora do almoço a gente possa ocmer e ir lá no canto onde vende os computadores.

Até mais, um abraço e espero que a saudade passe logo.
11:33 aqui 7:33 aí

7 comentários:

Unknown disse...

Didi!
ei bateu saudade mesmo...a tua descrição das coisas certeza que eu to te vendo falar! se cuida viu?! e não esquece do Cris! kkkkkkkkkkkkkkkk...

bjos
Nelise

Unknown disse...

dieguiiiiiin, q massa!!!! pense na pontinha de inveja. deve ser tudo lindo aí. espero que quando vc voltar a luizianne já tenha providenciado a cobertura dos buracos e uma central de ar condicionado para tooooda a fortaleza bela. beijosss

two of us disse...

Amigo viajante! QUE MASSA!
Deve ser muito legal aí. Já arranjaste uma rapariga bem viçosa?

Unknown disse...

Didi...
qdo entrei no blog me deu saudade de vc e saudade do parangolé! ehheheh! to muito feliz por vc pq sei q apesar da saudade vc ta feliz e aproveitando ao maximo essa oporotunidade!! Bem que tua mãe disse varias vezes no aeroporto "diego olha o casaco" e tu ainda sai de casa e esquece! ela te conhece mesmo! hehehehe.. pois eh didi compra logo uma maquina p mandar foto p gente! e torce pro euro baixar aí p em merço eu e o rafa ta aí! bjãooo saudade!

Unknown disse...

Diego,
eu e Leandro lemos tudo, ficamos felizes e saudosos de vc, ei, fiquei triste pq não te dei um presente na despedida, mas o seu primo me avisou de última hora, esperamos que vc esteja bem, comendo direitinho e que dê tudo certo, principalmente em relação ao emprego, torço muito por vc e acredite, vc tem potencial... tudo de bom, se cuida e um abraço...

Ana e Leandro(seu primo que te adora!)

Unknown disse...

Adorei as últimas postagens, e fiquei feliz pq já aprendeu a lavar roupa kkkkk é horrível... quanto a favorita, Donatela estava morando no sítio do Augusto cesar, mas foi descoberta por Zé Bob e foi morar na casa dele, estão arranjando provas pra incriminar a Flora, e essa está ameaçando o Halley pois descobriu que ele é pai do filho da Maria do Céu... depois conto mais... espero que esteja bem e se alimente direito, na medida do possível... manda teu endereço por depoimento no meu orkut que eu e Leandro vamos mandar algo para vc... um abraço grande...

Unknown disse...

Diego, tia Adriana trouxe a Vó Augusta pra ver o blog, ela não tinha visto ainda e adorou, ela manda um beijo enorme, boas festas e muita saúde... adorou... bjs!!!