terça-feira, 21 de outubro de 2008

O almoço hj foi magoado... tinha pouco arroz, aí quando eu tava terminando de comer tive a idéia: vou fazer um sanduba de arroz, feijão, salsicha e ovo que sobrou e ver no que vai dar. A Glau se condoeu de mim e me deu metade da banana dela. Olha só o resultado:


Segue aí também uma fotinha de um dos 25.972.485.740 smarts que tem por aqui.
De acordo com o Joaquim, namorado/nquase noivo da Adriana, um bichim zerado desse custa por volta de 10.000€. Carim né o carrim? Cabem só duas pessoas dentro dele. Acho que se meu fusca não rolar, vou juntar pra comprar um desses. eiheiehieh


Eis que finalmente ela chegou!!!! Dia 19, chegou a mais recente moradora do BBB, a nossa TV. Presente do Joaquim. Segundo relatos do Doador, ela tava lá encostada na garagem dele, ia até jogar fora pq achava que não servia... deu m+otrabalhão pra sointonizar dois canais, mas bastou achar o da novela que as meninas não quizeram saber de outro. Pois é, a Globo aqui existe há um ano e é só em tv paga, mas a novela das 20h (que na verdade aí no Brasil é das 21h) aqui só começa a passar quando já é 23:30h e tem outro problema: só ontem foi que passou o capitulo que o Figueirinha pede pra voltar a trabalhar na casa dos avós da Lara e a Flora passa a morar na casa da Donatela. Favor, mandem aí notícias do desenrolar d'A Favorita.


Tõ pensando que ônibus lotado é coisa do Brasil? Pois é aí que você se engana caro maigo. Olha só essa foto que tirei ontem indo me registrar centro de saúde. Tudo bem que não tava tããão lotado assim, foi mais pelo ângulo da câmera. hehe



Eu tava andando aqui pelo Porto quando de repente ele me abordou e já foi dizendo: "Oi Diego, tudo bom, muito prazer, eu sou o outono."


Hoje fui procurar emprego na Freguesia de Guifões, não sei se é uma cidade do Lado ou um Bairro Distante, só sei que era pra trabalhar numa Churrascaria/Cafeteria durante meio período. Caso não dê certo, ja mendei curriculum e portfólio pras agências da lista enooooooomezona enviada pelo Serginho (de hoje em diante, mais um que entra na EAG - Equipe de Anjos da Guarda que toma conta de mim) através da Alê.

Pois bem, por hoje é só. Deixa eu ir que jajá dá 21h e eu ainda não jantei.
Abraço.

domingo, 19 de outubro de 2008

Ontem de manhã e saí pelas redondezas do bairo com a máquina pra registrar um ostume interessante, pelo menos aqui da minha região.
Várias casas têm na parece uns azulejos com imagens de santos, pelo que perceni a maioria é São Jos+e, mas tem a Sagrada Família também e tem outros que eu não conheço.
Algumas casa, a invés do azulejo, tem a imagem exposta na parece da frente ou na quina da casa. Outras tem uma alguma frase que fala de quanto a casa é abençoada ou tem o carinho divino ou então uma frase pra espantar inveja e olho gordo. Uma tem uma frase convidando quem é amigo a entrar e quem não é amigo a ficar onde está.
Tem umas que são mais práticas: pra conseguir proteção, colocam o cachorro na varanda ou em cima do muro. iahaihaiahiaha
Segue aú uma pequena mostra do que eu consegui coletar ontem de manhã:


Abraço e fiquem com Deus os que acreditam nele e os que também não. :D

Como prometido, os tais vídeos:

Nesse primeiro sou eu enchendo o bucho de massa pra aguentar rodar o dia todo pela cidade. Foi no dia 12/10, dia de Nossa Senhora e das Crianças aí no Brasil. A Glauciana fez bruaca pro nosso café da manhã. Só o pitel.


Nesse, no mesmo dia, já é a gente fazendo barulho (sabe como é né: uma vez favela, sempre favela) no metro saindo da Estação IPO e indo a Matosinhos:


Aogra uma visita pelo apartamento: entrada, armário atrás da porta, quartinho das malas, corredor, despença, cozinha, área de serviço, parte do armário reservada pra minhas coisas, meu banheiro pra os números 1 e 2 (viu como o armário nele é grande, toda vida que tenho que fazer o número um, tenho q ir de cabeça abaixada pra caber embaixo do armário), banheiro coletivo pra tomar banho (o bidê ningué usa), quarto da Adriana, Quarto da Ana e da Glauciana, a sala / meu quarto (nesse dia a mesa tava meio bagunçada porque eu tva estudando e fazendo uns trabalhos, mas isso raramente acontece) e finalmente a varanda:


Mais detalhes do cômodo mais mutante do mundo. Quase nada alí designa a função pra que foi feito. O o sofá na verdade é a cama, o armário da sala na verdade é o guarda-roupa, a tv é só de enfeite porque não pega e a varanda é o quintal. Bem vindos ao quarto pro íntimos e fiquem a vontade na sala pros visitantes:


Como na foto que tirei estava tudo enevoado e no vídeo anterior a visão da rua foi muito rápida, gravei um novo vídeo hoje mostrando com mais calma a vista:


Depois de mostrar as fotos, eu agora tou mandando um videozinho lá da vista da sala de aula, vou ficar devendo ainda uma foto da própria sala:


Eis então os vídeos, prometo fazer mais de outras coisas bacanas além de só mostrar vistas masi vistas... pormeto mostrar gente da pr+oxima vez. ihaiahaihaia

INTERROMPEMOS A CONTAGEM PARA UM AVISO IMPORTANTE:

ATENÇÃO AMIGOS QUEM PUDER RESPONDER PRA ME AJUDAR, POR FAVOR RESPONDA:

EU TOU TENTANDO USAR A CAMERA PELO MSN E NÃO CONSIGO COM NINGUÉM AÍ DO BRASIL. SÓ CONSIGO ABRIR ELA COM O PESSOAL QUE TÁ AQUI EM PORTUGAL.

ALGUÉM SABE DIZER SE TEM QUE FAZER ALGUM CONFIGURAÇÃO ESPECÍFICA? OU ALGUMA COISA PARECIDA?

JÁ ATUALIZEI O SISTEMA, JÁ DESLIGUEI O ANTIVIUS, JA TENTEI LIGAR UMA CAMERA DE CADA VEZ, JA TENTEI AS DUAS JUNTAS, JA TENTEI SÓ UMA DELAS, JA TENTEI A PESSOA DESLIGANDO A CAMERA DO COMPUTADOR E SÓ A MINHA FUNCIONANDO...... E N-A-D-A CONSEGUE DAR JEITO.

POR FAVOR ME AJUDEM!

sábado, 18 de outubro de 2008

Vamos lá por o assunto em dia. Desde domingo está difícil de escrever ou publicar alguma coisa tanto porque como vocês já sabem eu não tenho internet em casa como também agora sou “do lar”, mais a frente eu explico.

Primeiro de tudo vou apresentar a 3ª e última ana que mora comigo, essa é a Adriana. Muito gente boa ela também. Tá quase casando com um portuga daqui. Acho q logo logo seremos somente eu e as outras duas anas. Mãe, presta atenção na canetinha aí do patrocinador. kkk


(Música que toca quando vai começar o vídeo, aquela aparece uma marcona enorme e uns holofotes)
Apresento a vocês… a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Ela quase toda é um prédio no estilo meio colonial e somente o pavilhão sul, o último, lá no quintal da Faculdade (o bloco onde são minhas aulas) é que foi construído recentemente em 2006. Nos jardins estão espalhados umas réplicas de obras de artes famosas e um monte de gente estranha estilo os alunos de comunicação da Unifor (acho q já falei disso antes, mas não importa).

Eis a fachada:


Essa foto aqui é do hall das escadas que dão acesso às salas de aula. A 1ª foto foi num dia aí que tava tudo enevoado e a outra num dia de sol, ambas batidas por volta de umas cinco e pouco da tarde.


Aqui são as fotos da vista da minha sala de aula. Alí por trás daquelas árvores da foto dos três prédios que parecem com os barzinhos do Dragão do Mar fica o Rio Douro. Não dá pra ver ele porque fica mais abaixo.


Quarta feira eu peguei o ônibus/autocarro errado (pra variar) e peguei o metro numa estação diferente, quando eu cheguei lá descobri em uma fonte de água da cidade que foi levada para exposição permanente na estação. Não sei direito, mas parece que antes, aqui no Porto haviam várias fontes de água espalhadas pela cidade. Hoje uma delas fica nessa estação (a estação 24 de Agosto) e também há outras reunidas num jardim que ainda não sei o nome mas tou querendo ir ver como é. P.S.: Que isso possa ser um exemplo pro Governo do Estado do Ceará em relação à construção do Metrofor, no trecho em que cruza a estação ferroviária da Paranbaga. Não é apagando o futuro que a gente constrói o presente, né? Aí as fotos:


Finalmente, as fotos da casa onde eu moro! Primeiro a foto que tirei hoje da fachada (o apartamento é o do segundo andar, um que tem uma varanda com umablusa azul, amarela e branca estendidas e a varanda do lado direito), depois uma vista da janela do meu quarto/sala na quarta-feira às 8 da manhã. A névoa impedia a gente de ver um quarteirão a frente.


É tanta coisa pra escrever e o tempo é tão curto…

Oia, bem que a mãe sempre disse “A dor ensina a gemer”.. Gemer eu tou gemendo até agora, não sei é se a dor ensina a lavar roupa e a limpar a casa também. Hj lavei pela primeira vez três blusas, um par de meias e uma cueca… pense num negócio pra deixar os braços da gente tremendo de dor. Não sei se ficaram limpas, mas pelo menos não tão mais fedendo. Ganhei mais um par de meias com os calcanhars cinzas. Estendi elas como a Natália me deu a dica: inteira que é pra não ter que engomar. Decorei tudo direitinho mãe: esfrequei o sabão com ela pelo avesso, não torci e quanto a não estender no sol, essa preocupação deixa pra Março, pq o sol só tem vindo aqui dar uma passada e logo vai embora, pq segundo me contaram ele anda meio atarefado tedno que preparar o verão por esse lados aí. Depois disso (ou foi antes? não lembro) varri o corredor da casa e meu quarto/sala e ainda passei o pano molhado. No fim disso tudo ainda ficaram uns negócios meio sujos, mas enfim, já é um começo. Vou sair daqui com 3 cursos: o de português de Portugal, o de Doméstico (do lar) e o tal mestrado.

Como eu prometi num dos posts anteriores, vou mostrar nesse um dos alunos Harry Potter's que são da Uniiversidade Portucalense, a que fica aqui perto da casa onde tou. A foto tá meio distante pq foi da janela do AP e tive que bater rápido antes que ele fosse embora.


Pra encerrar com chave de ouro, uma fodo do meu café damanhã de hoje (leite com nescau genérico, bolacha cream craker genérica, bolachamaia e sanduíche de queijo com mortadela e bolinhos de banana com canela, que podem parecer estranhos na foto mas estavam uma belezura de bons.)Tudo isso ao som de uma rádio qualquer (nosso único meio de comunicação eletrônico em casa), desde que não seja jornal ou música triste. E a foto do nosso primeiro jantar com CARNE BOVINA!!!! Até agora só tinha rolado peixe e mortadela. Tudo bem que era carne moída (2,89€ / Kg) e que ninguém sabe se é de gado mesmo, mas enfim o que importa é o psicológico. Comemos a carne com uma macarronada boa pra caramba que a mestre cuca Ana fez pra gente. De sobremesa, goiabada, que ainda tem das que eu trouxe.


Os vídeos que tou fazendo ficam pra próxima pq tenho q editar os tamanhos, e tou meio sem tempo.

Proxima postagem tento por eles e umas fotos que bati das casas aqui das redondezas, não propriamente das casas, mas de uma peculiaridade que várias delas aqui das redondezas têm.

Abraço e até o próximo post, que eu espero que não demore a sair tanto quanto esse.

*Quem quizer me manda ruma carta eu tou aceitando, dá o toque aqui nos comentários que eu mando o endereço por depoimento no orkut.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Opa pesosal, tou de volta.Esse post espero que seja menor pq tenho q ir p casa cedo p terminar meus trabalhos.
Tenho só a dizer q no fim de semana no sabado fomos comprar o computador da Glau e no domingo fomos conhecer a Paria de Matosinhos (que eu não sei se é um bairro distante ou uma cidade aqui do lado, mas isso não importa) e comprar o computer da Ana e o meu (649€ facadas).

Filmei o AP hj pra mostrar pra vocês. Mas como ja ta meio tarde aqui, vou ver se posto amanhã, pq os bichos tão muito grandes e não vai dar tempo hj.

Aqui vão as fotos do domingo:


Glauciana, Eu e Ana indo pra Matosinhos.Ao fundo, tiosinho do Metro que ajudou a gente a comprar os bilhetes certos.


Eu (de Bonito) na estação do Hospital São João (essa é a 2ª parada mais perto da nossa casa, tivemos que ir até ela porque a mais próxima não tinha maquininha pra vender o ticket, eu acho).


Aqui, eu interagindo com umas estátuas que eu não sei o que representam. Mas deve ser alguma coisa agoniante que eu não quiz saber. Isso mesmo que você tá pensando: caralho, coisa estranha ir pra praia de calça jeans e tênis... isso é pq eu pedi às meninas pra segurarem meu casaco.


Eu, a Ana e a Glau ainda na praia, a caminho do Castelo do Queijo (a Glau era a fotografa).


Finalmente, o tal castelo que na verdade é um Forte. Não sei se tem queijo mesmo, pq pagava cinquenta cêntimos pra entrar... e sabe como é né, a gente ganha em real pra gastar em euro, esse dinheiro de cada um juntando da pra comprar um monte de pão e torrada.


Eu e a Glau (a Ana era a fotógrafa da vez).


Já lá no Shopz onde a gente foi comprar os portáteis. Tirando onda de granfino tomando café aqui... mas só de mentirinha pra posar pra foto ieheiehehi a gente merendou na verdade, batatinha frita (estilo hufles mas no preço do Tot's) , biscoito wafer e água (que é pra inchar, lógico).


É isso, abraço e por favor não esqueçam de mim e vamos rezar pra eu arrumar emprego logo.

domingo, 12 de outubro de 2008

Ontem fui ao shopz comprar o computador da Glauciana e uma câmera (79€ de 7,2mpx), um pendrive (7,95€ 4bg), um cartão de memoria pra camera (5,60€ 2gb) e um carregador com 4 pilhas (16,90€). Foda, as coisas aqui são muito baratas... pra quem ganha em euro. Pra quem nao ganha (como eu) tá fudido.

Hj vou ver se consigo comprar o meu. Tom,ara que dê certo.

___
Eis aqui minhas duas primeiras fotos.
A primeira é a Glau e Eu na FEP (Faculdade de Economia do Porto) onde elas estudam. Esso foi o dia que eu esqueci o casaco e por sorte eu tava com o cachecol na mochila, aí usei de quebra-galho pros braços. Aquele negócio ali saindo por trás do cachecol é o jornal do metro, que todo dia eu pedo, já que nossa casa não tem tv e ele é de graça, então é o nosso passatempo na noite.
*Espero que com os computadores a gente tenha o que fazer no tempo livre, parece que tem um hot-spot perto da nossa casa pra acesso a net. Compramos baralho também lá nos Chinas (80 cêntimos cada).

A segunda foto foi hj de manhã na nossa casa já com a câmera nova, eu e a Ana se preparando pra andar, andar e andar, já que vamos novamente ao shopz hj pq o edredorm q eu comprei não é bom, aí teremos que trocar.


Por hora é só, o tempo aqui tem sido mais quente, tenho até suado em algumas ocasiões e ontem de noite consegui dormir comberto só com meu lençol.

Um abraço a todos e um beijo pra quem quizer.

sábado, 11 de outubro de 2008

Opa,
Como prometido aqui vai a primeira postagem do PortoQuePartiu.
Esse primerio post vai te rum tom meio de retrospectiva dos últimos momentos em Fortaleza e os primeiros dias aqui.

=== AINDA EM FORTALEZA ===
Valeu aos presentes à minha despedida e os presentes frutos da minha despedidas (estão sendo úteis pra cacete) e aos que queriam ter ido mas não puderam, valeu mesmo assim pela vontade.

Valeu tamém a todo mundo da família que foi lá em casa no sábado,

A última pessoa conhecida que vi sainda da Maraponga: Babaú, ela mesma, a própria e inconfundível, atravessando a rua alí na esquina do Leo Coxinha. Não dava pra ser outra né... Me despedi com chave de ouro. Pra quem não conhece, aqui vai um link da excelentíssima cantora Babaú:


=== JÁ AQUI NO PORTO ===
Ainda em lisboa entrei numa área de espera vip sem querer, antes q a mulher viesse me expulsar educadamente perguntei se podia ficar alí ou era só pra clientes especiais, ela com toda simpatia q "era para pessoas especiais e que eu poderia me tornar uma pagando apenas 30€)... Agora me diz: eu tenho cara de quem vai pagar 90 pau pra ficar sentando num sofá maico? Voltei e dormi as 4 horas mais confortáveis do dia nas cadeirinhas do saguão de embarque pra pegar a conexão porto/lisboa.

Quando cheguei no aeroporto daqui, tive que passar pela fiscalização das malas, por sorte ou intervenção de alguém lá de cima, o zipper da mala mais flagrantosa emperrou (cheia de havaina, rapadura, cachaça e doce de goiaba) e a fiscal deixou que eu passasse.

Ao contrário do que tinha sido combinado, não havia ninguém a minha espera... aí foi foda, o medo bateu, mas 5 minutos depois de eu comprar um cartão p ligar, duas das três muié que tou morando apareceram pra me socorrer. De metro (isso mesmo, o metrô daqui não tem o ^) fomos pra casa. Foi osso pra cnseguir ir da estação até o segundo andar. A mala maior tá toda lascada. O zipper estourou, as rodinhas quebraram e o puxador arrebentou. Enfim, lar doce lar.


A CASA: Na verdade é um AP, são 2 quartos, a sala (meu quarto), um quartinho que a gente tá usando pra guardar as malas, uma despença, uma casa de banho (é como chamam o banheiro aqui) com banheira e chuveiro e outra casa de banho só com a privada com um armário em cima e a pia (esse é o meu banheiro pra arriar o barro e pra fazer xix tenho q fazer de cabeça baixa pq não me cabe direito devido ao armário ser muito grande), uma coxinha e uma varanda bem miudinha. A sala e um quarto tem varanda onde a gente usa pra estender a roupa. Como não temos máquina de lavar, as roupas são lavadas na pia grande da casa de banho. A gente tem 2 TVs mas nenhuma funciona pq a gente não tem os controles pra sintonizar. A gente tinha comprado um controle na loja dos Chinas* mas ele não funcionou, aí trocamos por uma caçarola.
*Os Chinas aqui, deiferente lá da argentina, são o equivalente às lojas de cacaecos e catrevagens e vendem as coisas por um preço menor que nas lojas convencionais, comprei meu cachecol lá a 2,50€.


ACESSO A NET: Tá osso pq a faculdade que é perto da minha casa, meu login não funciona, aí só posso logar quando a Glauciana me empresta o login dela. Por isso tenho mal mandado notícias. O acesso n minha faculdade é liberado mas fica meio ruim com o horário das minhas aulas. Acho que hoje a gente vai comprar um computador e vamos usar as zonas de wire que parece que tem uma perto da nossa casa. Tá ruim de mandar fotos porque não tenho câmera, só a do cel, vou ver se rola de comprar uma também.


TRANSPORTE: Tou rodando a cidade pra cima e pra baixo!!!! Já fui pra um monte de canto que nem sei dessa cidade. Comprei um Andante Mensal que quem é estudante e tem até 24 anos compra por 17 euros e dá pra rodar por duas zonas da cidade. Caso não queira o andante mensal, pode pagar por passagens esporádicas que custam 1,45€ e são válidas por 1 hora. Por sorte as minhas zonas não as que mais tem coisas pra ser vistas e amis linhas do metro e do auto-carro (o busão). No primeiro dia que sai de transporte publico sozinho consegui me perder e me achar 7 vezes graças ao Mapa do Andante e às paradas que graças a Deus são muitíssimo bem sinalizadas dizendo qual auto-carro passa lá, qual a rota de cada um, a hora em que cada um passa e a que zona pertence.
Tanto o metro como o auto-carro avisam qual a próxima parada em português e em inglês. Dá pra andar sentado tranqüilo, ams teve vezes q já fui em pé, mas o ônibus não lota não. A distancia do batente do auto-carro pro chão é uns 30cm só e não tem buraco na rua.

Uma coisa que me chamou atenção foi que nem no metro, nem no auto-carro tem cobrador ou catraca. O acesso é "livre", o que acontece é que em cada paragem (as nossas paradas) tem um sensor onde você apresenta o seu Andante. E todo mundo assim o faz. Caso tente dá uma de gaiato pode ser pego pela fiscalização que entra aleatoriamente nos vagões e auto-carros pra saber se vc tá com o ticket que lhe autoriza estar alí, caso não tenha o andante ou seu andante não seja daquela área, vc paga uma multa de 100x o valor do ticket (145€). Ontem (10/10/08) presenciei os fiscais pegando dois carinhas porque tavam com ticket inadequado pra área na Cidade de Gaia (cidade vizinha, logo após o Rio Douro que fica perto da minha Faculdade).

Outra coisa que achei legal é que se você estiver atravessando uma passadeira (faxia de pedestre) e um carro estiver vindo e não tiver semáforo, eles realmente param e dão preferência a você. Mas só se realmente estiver na passadeira.


FACULDADE: O lado da cidade onde a Faculdade de Belas Artes fica é bonito pra cacete, parece de filme, até os prédios mais feios são bonitos. O prédio principal da FBA é um antigão, bonito q só a pinóia, onde tenho aula é no Pavilhão Sul, que foi construido há 2 anos só. É todo modernoso e bonito pra caramba. Ele utiliza o dia todo iluminação e ventilação natural. Pense numa vista bonita é vista da minha sala. Ela fica no último andar e dá pra ver as gaivotas do Rio Douro e a Cidade de Nova Gaia, só não da pra ver o rio em si pq ele fica mais embaixo e tem uma escola na frente. Já tou agoniado com os trabalhso pq aind anão tenh computer, mas com oeu disse acho q vou compra rum hj. Queria comprar meu mac já, mas com oainda não arrumei um emprego, vou ter q comrpar um pc mesmo. Depois compro o mac. Minhas aulas são de 17h às 20h de terça a quinta e de 10h às 13h e 14h às 20h na sexta.

___
CURIOSIDADES:

Tem uma faculdade aqui perto, A Faculdade Portucalense que os alunos a partir do meio do curso se vestem feito o Harry Potter, tudo com umas caponas pretas, quando eu tiver uma foto eu mando.

Só tenho 2 fotos aqui, que bati no dia q esqueci meu casaco em casa no primeiro dia de aula meu e a máxima era de 19 gruas.

A minha faculdade é cheia de gente estranha feito o povo da comunicação da Unifor. Acho q é um mal mundial de quem faz comunicação.

A gente gasta em média 10€ por semana no mercantil com direito a feijão e batatinha frita.

O feijão é vendido só em pacotes de meio quilo.

Estamos no horário de verão aqui, então a diferença que normalmente seria de 3h, está sendo de 4h.
___

Acho que por hora é só isso.
Vou indo pq tenho que lavar meu banherio pras que quando chegar a hora do almoço a gente possa ocmer e ir lá no canto onde vende os computadores.

Até mais, um abraço e espero que a saudade passe logo.
11:33 aqui 7:33 aí