domingo, 3 de maio de 2009

34º

Semaninha meio mais ou menos essa que passou por mim.
Como nos posts anteriores eu tava focando muito nas comidas que eu andei fazendo e deixando os demais assuntos meio de escanteio, resolvi me policiar e essa semana tem só um pouquinho falando desse mundo novo que é a cozinha, até porque isso aqui não é o site do Mais Você pra tá pode receita sempre que pode.
__________


Pé de alho
Tá decidido: Se nada na minha vida der certo, vou ser plantador de alho. Isso mesmo, alho. Pense num negocinho fácil de brotar. Eu quando vinha pra essa casa nova, comprei 3 cabeças de alho que eram pra durar o mês todo (como de fato vem acontecendo). O que eu não esperava é que dentro do pote o negócio ia começar a botar.
Começou a nascer um pé de alho a partir dos dentes que estavam dentro do vidro. Isso sem tem nada propício, sem ter terra ou ter alguém pra aguar ou adubar. O negócio nasce sozinho. Dá uma olhada aí na foto:

__________

30/40 – 01/05
Dia 30 fui fazer um trabalho na casa da Olinda (que mais uma vez me ofereceu um jantar daqueles!) e ao sair, percebi que na porta da vizinha tinha um raminho de flores amarelas. Perguntei se ela sabia do que se travava aquilo porque eu já tinha visto naquele dia a maior galera com o mesmo raminho andando pela cidade ou umas casas com aquele raminho na porta ou no carteiro.
Olinda me falou que é tradição aqui, na virada do mês de Abril pro mês de Maio, algumas famílias colocarem um raminho das Maias na porta para evitar que o carrapato (o capiroto) entre naquela residência.
Fui procurar mais na net e encontrei mais coisas a respeito dessa tradição portuguesa. Quem tiver afim de saber mais, clica aqui, quem não tiver, passa direto. Seuge aí a uma foto que tirei de uma porta quando estava a voltar pra casa. (não tirei uma foto de dia, porque até então eu achei que era só coincidência que algumas pessoas na rua estavam a carregar aquele ramo).

__________

Quem já foi à Queima, que seja homem e diga agora!
Essa semana começou, mais especificamente às 00:01h do domingo a semana da Queima das Fitas. É uma semana tradicional de festejos acadêmicos aqui em Portugal. Essa história começou em Coimbra, mas agora tá pelo país todo, se eu não me engano.
Então é assim: a moçada de todas as universidades (menos a Faculdade de Belas Artes :/ que só vai parar na sexta feira) passa UMA SEMANA INTEIRA (depois, brasileiro que é vagabundo) sem ter aulas, tendo festas todas as noites, desfile de ‘carros alegóricos’ de cada curso pela cidade e cerimônia de serenatas e bênção das capas e quando os veteranos podem passar a usar as capas do Harry Potter que eu mostrei aqui à vocês no e no 10º posts. É cheia de arrumação essa semana. É como se fossem todas as calouradas de todas as faculdades ao mesmo tempo num só lugar.
O mais interessante não é a comemoração em si e sim os nomes que dela derivam e as conversas pelos corredores das faculdades, que vão desde ‘E aí, tu vais a queima que dias?’ até ‘Sabes quanto está a custar a entrada no Queimódromo?’
É cada uma que a gente encontra por aqui… Já pensou, eu aí o Ceará perguntando se alguém vai hoje ao Queimódromo? Iriam me dar uma voadora no meio dos peitos que era pra largar de tá fazendo pergunta feia.
Quem quiser saber mais a respeito da Queima, clique aqui.
Dá só uma olhada na marca da Queima desse ano. Um ‘Q’ em chamas. Melhor eu nem comentar nada em relação a ele.


E pra compensar o post grande vai aqui o vídeo que eu gravei ontem lá, bem no meio da queimadura. Eu podia ficar falando mais pra tentar descrever a situação, mas ver no vídeo é menos chato, apesar de ele ter mais de 3 minutos e não ter um uma musiquinha de fundo legal porque tou sem paciência pra fazer isso. Vão ver que como toda boa festa aqui em Portugal, tem que tocar música aí do Brasil.

Queima das Fitas - Porto 2009 from diego bonito on Vimeo.


__________

O resultado mais positivo da noite da Queima
- Oi, é que eu te vi dançando, tu é brasileira também?
- Olha, eu tou noiva.
- Ok, era só pra saber.

__________

Pois é pessoal, foi isso nessa semana, acho que já tá suficiente.
Agora deixa eu ir que tenho que preparar a apresentação de um trabalho pra amanhã e ainda tou sentindo as sequelas do Queimódromo… meu Deus, onde e que esse mundo vai parar, por favor me avise que eu quero descer uma parada antes.

4 comentários:

Unknown disse...

Pois é seu Bunito...eu quero descer uma "paragem" depois, se tu descer antes tu vai continuar fudido!!!...uahsuhasuha

E eu fui no quimódromo!!! inesquecível a primeira noite do queimódromo né??...uauahusuahsua

abraço parceiro...

Julix disse...

Que coisa doida, Didi! É muito legal "participar" de coisas assim tão diferentes, né? Hehehe...
Beijoooooos!

thiago disse...

gostei do video e do toco que vc levou! hehehe

Unknown disse...

kkkk, q cantada,hein, dieguin! tá ficando bom nisso. kkkkk