domingo, 30 de novembro de 2008

14º

Eu percebi hoje que o blog não tem figura, né? Só tem texto e uma foto aqui e acolá. Então a partir de agora, sempre que eu tiver com paciência e/ou tempo vou tentando por desenho para ilustrar os testos (quando eu escrevi isso eu tava com tempo mas não desenhie, agora que tou aqui pra postar, tou sem tempo e/ou paciência). Porque texto sem figura não é texto de verdade. Texto bom tem que ter pelo menos um bonequinho feito de pau e bola.
_____

E aí pessoal, como tá todo mundo. Aqui todo dia esfria mais e mais e mais um bocado.
Antes eu conseguia ficar em casa de bermuda, camiseta e descalço. O chão começou a esfriar, enstão aumentei a chinela. Os dias foram passando e veio o cachecol. Nos últimos dias já não consigo mais ficar sem meias. Tou ficando um Frankenstein, mas vale tudo pra não ficar com frio. Ontem choveu granizo aqui. Eu nunca tinha visto pedra de gelo cair do céu. Tem noites aqui que dentro da geladeira tá mais quente do que fora. Como todo bom matuto corri e peguei a câmera pra filmar e bater foto. Dá pra ver minhas meias no reflexo do vidro da janela.

Chuva de granizo from diego bonito on Vimeo.
_____

Na segunda-feira fui andar procurando emprego e olha só o que eu achei: Bufete Os Compadres. Um timo estabelecimento, cheio de glamour e propício para realização de casamentos, bodas e quinzes anos. Quem tiver ficado afim de fazer uma festinha lá, me dá o toque que eu entro em contato lá com eles.

_____

Aula de culinária com o chef Diego Bonito
Prato do dia: Macarrão Afogado

Hoje, a Glauciana está viajado, a Adriana foi ao Paint-Ball com o pessoal da faculdade e a Ana foi ao encontro de um professor dela, logo o meu almoço ficou por minha exclusiva responsabilidade. Em outras palavras: LASQUEI-ME!
Abri o armário e tinha um arroz branco-tapuru, um saco de arroz e uns pacotes de macarrão. Lógico que escolhi fazer o macarrão porque pensei "ah, deve ser q nem miojo, que a gente põe na água e espera amolecer. As meninas quando fazem, num instante fica pronto, comigo vai ser assim também"... Quem dera que o que aconteceu hoje fosse mesmo isso.
Vamos à aula:

Ingredientes:
Macarrão
Panela com tampa (isso conta como ingrediente?)
Água
Azeite (só se quiser)
Sal
Cenoura
Alho
Cebola
Salsicha
Molho de tomate
Ovo
Batata estilo ruffles mas sem as dobrinhas (são mais baratas)

Modo de preparo:
Acenda o fogo e ponha a panela ainda vazia em cima.
Coloque uns 3 copos d'água.
Você vai ver que ainda tem pouca água, mas água é cara, então vai só esse tanto mesmo.
Tampe e deixe a água ferver (a tampa fechada faz a água ferver mais rápido e não ir embora como vapor.
Pegue os fiapos do macarrão e rebole dentro da panela.
Tire a cenoura, uma salsicha e a cebola da geladeira, peque o alho no armário e já ponha tudo em cima da pia.
A parte que está na água vai começar a cozinhar e a que está fora vai começar a queimar na parte que está encostada na borda da panela.
Dois minutos depois de desespero, lembre que sua mãe (ou quem cozinha na sua casa) antes de por os fiapos na panela, parte eles ao meio. Acho que já fazem isso porque é ligeiramente complicado partir ao meio o macarrão quando ele tá metade cozido e metade cru.
Cruze os dedos e torça para que não tenha que almoçar pão, porque a padaria é longe e está chovendo.
Ponha sal. Se achar que colocou muito, reze para que não tenha ficado salgado demais.
Vai começar a subir umas espumas meio brancas meio amarelas. (deve ser o grude do macarrão soltando).
Se espumar muito, aliás, se espumar muito mesmo, tire a tampa da panela e sopre. Mas sopre com muita força, para estourar as bolhas e a espuma não derramar no fogão, porque dá trabalho limpar. Se soprando você não conseguir estourar, use as pontas do garfo. Se ainda assim não conseguir, pegue a faca. Se não conseguir mesmo assim, é melhor parar por aí, afinal o pão ainda pode ser uma possibilidade.
Agora é a hora de temperar.
Corte uns pedaços de cenoura (não precisa ser rodela, porque é mais difícil cortar redondo do que cortar de qualquer jeito. sua barriga não liga se s pedaços são redondos ou em formatos de pedra de calçamento) e rebole dentro da panela.
Corte um pedaço de cebola (o caso da cenoura também é aplicável nesse caso, pode cortar em qualquer formato) e ponha dentro da panela também.
Pegue 2 dentes de alho e ponha lá dentro também. (experimente cortá-los e tirar a casca antes de jogar na panela. Esculte a vos da "experência": É muito dificil pescar eles depois que já estão lá dentro).
Misture um pouco e tampe.
Procure na geladeira alguma coisa a mais que você possa colocar dentro da panela que é pra dar gosto no macarrão. Caso encontre só laranja e iogurte, é melhor deixar como está, porque não deve ficar muito gostoso macarrão com sabor "pedaços de morango".
Ponha azeite caso ache que vai fazer diferença (mas não vai). Não ponha muito porque só tem mais uma garrafa de reserva e o azeite só está na promoção até domingo.
Pegue a salsicha que estava esquecida atrás do detergente e corte ela bem miudinha e espalhe pelo macarrão na panela, para dar a ilusão de que tem muita salsicha quando for comer.
Agora que já fez tudo isso, ponha mais fiapos de macarrão na panela, porque vai ver que os que colocou não são suficientes.
Como parte do macarrão já está quase boa e outra parte ainda está completamente crua, você pensa: “Se quando eu lembrei de partir o macarrão lá no começo ele estava também metade cru/metade cozido e deu certo, dessa vez também vai dar.
Nesse ponto, você vai para outro cómodo da casa e esqueça (literalmente) do macarrão por uns 10 minutos.
Quando se lembrar da panela no fogo, volte correndo à cozinha.
Para sua sorte, ainda terá água na panela, mas é bom por mais um pouco.
É hora de adicionar o molho de tomate e misture. Como você colocou água, o molho de tomate vai diluir, mas ele é só para dar uma cor, eu acho.
Aproveite esse meio tempo e faça um ovo mexido. (não precisa ensinar isso, precisa?)
Prove para ter certeza de que não está bom de sal. Ponha mais.
Mais um pouquinho, porque o furo da tampa é muito pequeno.
Quando aparecer um aro preto ao redor da parte interna da panela e umas manchas escuras na base dela, está na hora de apagar o fogo. Talvez ele já estivesse na hora há uns 5 minutos atrás, mas não tem problema.
Ainda vai ter muita água, mas é melhor deixar o fogo desligado porque já terão alguns fiapos pregados no fundo.
Adicione o ovo e misture.
Cubra com as batatas genéricas do ruffles.
Voilá! Está pronto para servir um delicioso macarrão insosso (o sal não estava saindo pelo furinho).

Sugestão de apresentação:
Deixe na panela mesmo para não sujar um prato (a palavra de ordem é economia). É só você que vai comer. Acompanhado de um suco de laranja ficaria ótimo. Como não tem, beba água mesmo.

Agora, bata uma foto e mostre aos amigos num blog. Mesmo que você esteja cheio de trabalhos para entregar até segunda-feira, vale a pena (mais) uma pausa pra contar como foi a segunda vez que resolver fazer um almoço em toda a sua vida. O trabalho pode esperar um pouco, seus amigos não.

domingo, 23 de novembro de 2008

13º

Oi pessoal, eu tinha em mente um monte de coisa pra escrever aqui no blog, mas acabou que foi aparecendo tanta coisa pra resolver que acabei esquecendo. Acho q esse post não vai ter metade das coisas que eu tinha planejado por, até porque eu já nem lembro mais quais foram as coisas que planejei.
Ultimamente, ando meio atordoando tentando dar conta dos trabalhos da faculdade (q não tem sido poucos e geralmente precisam eu estar conectado à internet, o que significa q eu tenho q sair de casa e ir até o e-learning), das roupas p lavar, das compras por fazer e dos empregos pra procurar. Ando meio desanimando com medo mesmo de não conseguir nada e ter que voltar antes do tempo, mas bem antes mesmo. Não tem sido muito fácil. Mas deixemos as lamentações de lado e vamos ao que interessa.
______

Ontem conheci um pouquinho da ribeira. Não deu pra ficar muito tempo la, pq tinha que ir com a Lívia até a Foz. Ah, esqueci de apresentar. A Lívia também é brasileira, carioca. Chegou por último aqui no Porto. Não faz o mesmo curso que eu mas tem duas disciplinas em comum comigo. Foi ontem também a primeira vez que vi o sol descendo no mar. Nesse mesmo passeio fui inventar de por a mão na água pra sentir a temperatura. Me lasquei todim. Além de a água tá gelada p cacete, não vi quando veio uma marola e molhou meus dois pés. Isso não seria problema nenhum s enão fosse a temperatura e eu estar de meias e sapatos. Vão aí umas fotos do passeio. Desfazendo o que eu havia prometido (de por a próxima foto minha sem bigode) eis eu de novo com o bigodinho. Descobri que em Vila Nova de Gaia (a cidade aqui vizinha) tem um curso profissionalizante de cabelereiro que corta o cabelo de graça. Vou me informar direito do endereço, aí quando eu cortar o cabelo, tiro o bigode, até lá vai assim mesmo.






_____

Olha só, pra comemorar a vitória de 6x2 em cima dos portugas, colocamos a badeira na nossa varanda. O ruim é que ela além de tapas o sol do varal, usa quase todos os pregadores p não ter perigo de o vento levar.

_____

Domingo passado fui à missa. Por coincidência era aniversário do padre. Bati foto na hora dos parabéns. Olhem bem a foto e adivinhem quais as cores das letras cortada sno papel. Isso mesmo: verde, amarela, azul e branca. (no detalhe: uma das crianças segurou o N pró lado errado).
O parbéns deles aqui +e diferente. É assim: Parabéns pra você / Nessa data querida / Muitas felicidades / Muitos anos de vida / Hoje é dia de festa / cantam as nossas almas / Para (o-a aniversariante) uma salva de palmas.

_____

Depois dizem que a gente é que é terceiro mundo. Dia 15 saiu no jornal: Abriu a primeira farmácia 24h por dia. Pode até ser essa história de 3º mundo uma verdade, mas verdade também é que farmácia 24h não é mais nenhuma novidade por aí. E a daqui nem é tão 24h assim, porque de meia noite às oito da manhã ela fica funcionando só disponível através de e-mail. Aí me diz, como é que faz pra mandar o remédio? Por anexo? Assim até eu fico acessível 24h por dia todo dia.

_____

Agora só me falta aprender a cozinhar. Aprendi a costurar as roupas furadas. Eis a prova do crime. Na foto não tem eu costurando, mas juro que foi eu que fiz e nem da pra notar qaundo visto a blusa.


_____

Pois bem, acho que é isso. Vou terminar por aqui porque já tá tarde, porque já tá frio, porque já tou cansado, porque também ando meio chateado como havia dito no começo, porque ainda vou ter que esquentar o jantar quando chegar em casa, porque ainda tenho que olhar no mapa onde vou procurar emprego amanhã, por que vou ter que acordar cedo, porque amanhã é dia de fazer compras, porque ainda não fiz dois trabalhos que vim fazer e não fiz, porque amanhã ainda tenho que lavar umas blusas, porque depois disso tudo ainda tenho reunião de equipe pra resolver outro trabalho e chega de porquês.

Até o próximo post, espero que com notícias mais legais ou pelo menos que eu esteja melhor.
_____

Obrigado Buh, por ter sido uma ouvidão daqueles bem bons.

domingo, 16 de novembro de 2008

12º (continuação)

Resolvido o problema da chave, cá estou pra continuar de onde parei.

Essa semana rolou bolo de novo. Foi na sexta. Desa vez deu ate certo porque as meninas compraram uma forma no China. Como eu tinha Nuttela genérico, taqui o pau de novo e fiz uma cobertura:

_____

Dando sequência à série "A gente faz como sabe e se vira como pode", essa semana fui procurar emprego até na igreja aqui perto da casa que a gente tá morando. Mas não era isso que eu ia falar, era isso:

É isso mesmo que você tá pensando, tou pegando até os pacotinhos de açúcar que a galera dá de graça que é pra ajudar a economizar. Toda vida que passo pela estação da Trindade, onde tenho que mudar de linha do metro, eu tento pegar uns açuquinhas. E quase toda sexta, dia que almoço na FABUP eu pego uns dois pacotinhos a mais do que eu vou usar, pra trazer p casa. E não adinanta olhar pra mim com essa cara feia, que enquanto a mulher não brigar eu vou continuar trazendo.
_____

Depois de um mês com a mesma calça, ontem foi dia de lavar roupa. Aproveitei o solzão que tá fazendo esses dias e lavei pela segunda vez dese que cheguei uma calça jeans, uma camisa e um par d emeias. A calça, não se se isso é normal, soltou uma água preta da pinóia; a blusa, rasgou um pouquinho a gola de tanto q eu esfrequei e o par de meias ficou meio cinzento porque não deu pra usar Qboa, já que ele ia ficar junto da calça e da blusa no molho (a gente só tem 1 balde em casa).
Essa foto é do éu esses 3 últimos dias pla manhã, mas isso não significa necessariamente que tá quente:

_____

Graças a Deus que em Janeiro do ano que vem, um monte de coisa vai mudar graças ao acordo ortográfico. Pelo menos assim eu espero. Um monte de palavras que a gente usa o "^", aqui eles usam o "´". Exemplo: António, Eletónico, Matrimónio, Bebé. E falando em bebê (ou Bebé, como queiram) olha o que eu achei na rua dia desses:

O cara empurou agudo em todo canto no nome da loja dele que é pra não ter perigo de errar.
_____
Acho que é isso. Vou ver se próximo fim de semana conheço a Foz ou umas caves de vinho. Já tou aqui a quase 2 meses e não conheço o vinho do Porto. Só tomei umas taaçs de vinho lá no dia do jantar chic ma snão sei se quilo era aqui do Porto. Acho que era sim. Até mais.

sábado, 15 de novembro de 2008

12º

Dia desses eu a procurar (aqui não tem gerúndio) emprego, fui à Av. da Boa Vista, que segundo o que e contaram é a maior avenida da Europa. Pra minha 'felicidade' só posso usar meu andante até uma parte dessa avenida, a outra parte é outra zona e meu andante não cobre. O número que eu estava a procurar era o 1679 e o meu andante só permite que eu vá até mais ou menos o nº 379. Ótimo, né? Assim eu mato 3 coelhos com uma cajadada só: entrego o curriculum, dou uma bela de uma caminhada e chego em casa a me tremer (sem gerúndio) de tanto andar.
_____

Agora que eu falei nesse negócio do gerúndio, fico devendo alé da minha foto sem bigode) postar aqui um dicionário de português.PT /português.BR.
_____

Aina n caminhada encontrei um restaurante com uma marca muito familiar. Vejam você e me corrijão se eu estiver errado:

Isso aqui não é aquele coquinho do carnaval de Recife,não?
_____

DESCULPEM A INTERRUPÇÃO DO POST, MAS É QUE ACABEI DE VER (NÃO SEI SE RECEBE HÁ MUITO TEMPO) UMA MSG DAS MENINAS DIZENDO QUE ESTÃO DO LADO DE FORA PQ SAIRAM E NÃO PEGARAM A CHAVE COMIGO. TENHO QUE IR LÁ CORRENDO, PEDOIS EU CONTINUO O POST.
_____

Mas antes que eu me vá: PARABÉNS JULITA!

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

11º

A GENTE FAZ COMO SABE E SE VIRA COMO PODE
Tou escrvendo só pra noticiar um fato importantíssimo que foi descoberto aqui no Porto ontem, mais especificamente no prédio onde a gente mora:
Ontem de noite, voltando pra casa, a Glauciana encontrou com uma moradora do nosso prédio sentada no início da escada usando o computador. Perguntou logo o que era e adivinha só...

NOS 6 PRIMEIROS DEGRAUS DA ESCADA DO PRÉDIO ONDE A GENTE MORA PEGA A INTERNET DO CAFÉ AQUI VIZINHO.

Conclusão: Passar o fim de semana acampando na entrada do prédio. O problema é que aqui nos degraus não tem uma tomada, mas nada que uma estenção vinda lá do segundo andar não resolva.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

10º

E aí HABilidades? Tou de volta e já de iníco, quero dizer que esse tal bigodinho de porteiro que eu venho sustentando não é porque eu acho que fico (mais) DiBonito não. É que ficar de bigode sai mais barato. Isso mesmo que voê leu: sai mais barato. Não que eu ganhe desconto no metro ou que possa entrar nos museus de graça. Sai mais barato porque asism eu não gasto com creme de barbear e barbeador que são o preço de um rim saudável no mercado negro. Feitas as devidas explicações vamos ao que interessa (ou não).
_____

AVEIRO.PT
Ontem, eu a Ana, a Glauciana e a Melyne (uma brasileira amiga da Ana) resovelmos ir bater perna e conhecer Aveiro, uma cidade que fica a uma hora de comboio daqui do Porto. Muito bacaninha lá, mas quase não tem o que ser feito. Chegamos lá cedo e as coisas ainda tavam fechadas, as horas foram passando e... as coisas continuaram fechadas. Dia de Domingo lá maioria do comércio fecha. Chonecemos os tais canais da "Veneza Portuguesa" e logo depois fomos pra paragem do autocarro pra irmos a um minicipio distrito de Aveiro pra conhecer umas casinhas da orla que têm por lá que são conhecidas por serem quase todas pintadas com umas listrinhas. Foi legal, mas fora as casinhas e a plantação de abacaxi gigante (as meninas disseram que aquilo é palmeria, mas eu acho q são mesmo abacaxis)que eu encontrei por lá, não tem muito o que ser feito ou descoberto. Mas a viagem não foi tão frustrante assim, teve o "pão nosso que caiu do céu". Ainda na paragem achamos um saco, eu achei que era macumba e disse logo: chuta que é macumba. Mas pensando melhor fui lá ver o que era. Alguém comprou um pão e esqueceu lá. E que pão. Garantiu a merenda de manhã, antes do almoço e no fim do dia. Já pela tarde, a gente pegou umas bicicletas que eles disponibilizam e graça pra galera. Rodamos rua acima e abaixo nos caranguejos (as bichinhas tudo com ferrugem ou com as marchas quebradas, mas sendo de graça, por mim elas podiam ter até só uma roda). Tinha umas ruas pequenas que pareciam Salvador e Ouro Preto (tudo bem que eu nunca fui em nenhuma das duas, mas eu já vi na televisão e são muito parecidas). Foi bacana, a gente tinha marcado o comboio de volta pras 10h da noite mas 19h já não tinha mais o que ser feito. Falamos com o fiscal e ele deixou a gente pegar o bicho mais cedo.
Eis as imagens do passeio:
Estação de São Bento no Porto

Estação de São Bento_Porto from diego henrique on Vimeo

Estação de Aveiro


Um dos canais da cidade


Eu (e meu bigode), a Melyne, a Glauciana e a Ana


Eu e as duas Anas


DiBonito


O tal pão salvador dos brasileiros esfomiados que resolvem vir pras oropas


A praia das casinhas




Eu na casa da Dona Maria, em tempo de ela chamar a polícia por eu ter entrado no país dela, na casa dela e ter lido o jornal de ofertas que também é dela


Um exemplar da plantação de ananás gigantes


Passeio de bicicleta no preço:


E o que restou do pão no fim do dia:

_____

OS BANHEIROS PÚBLICOS
Como eu prometi na vez passada, os banheiros.
Olha só como eram antes. A galera mijava no meio do tempo. E mulher, se quizesse, que s evirasse pra aliviar. Tem uns cabras que ainda usam. Dia desses indo p FBAUP vi um.


E agora como são de fato

_____

FAZEM-SE CONSERTOS EM GERAL
Alguém lembra de que eu tinha já dito aqui que a dor ensina a gemer. Pois ela não ensina só a gemer. Ela é uma senhor aprofessor. Ensina também a lavar prato, consertar janela, varrer a casa, ariar panela, desentupir pia, fazer as compras e por lixo pra fora. Só não me ensinou ainda a arrumar a lâmpada da sala, mas jajá tou aprendendo.

_____

VISTA DO DOURO
Eu ainda não conheço propriamente dito o Rio Douro porque ainda não desci até a foz. Mas logo logo pego o funicular, que é uma espécie de bondinho e vou até lá bater umas fotos pra mostrar aqui. Enquanto isso não acontece, vai aí o vídeo do dia em que eu estava procurando o sistema de assão social da UP (SASUP), peguei o metro pro lado errado e até saí da zona que meu andante permite (se um dos guardinhas tivesse me apanhado eu teria que desembolsar nada amis nada menos que uns 90€ de multa).

Rio Douro from diego bonito on Vimeo
_____

ALIADOS
Aqui foi onde nós fomos no dia 04 desse mês porque a Ana tava procurando uma bota e eu porque queria conhecer. É aqui que fica localizada a Câmara Municipal do Porto (é o prédio q tá com um tampão e umas bolas laranjas porque está em reforma.

Aliados from diego bonito on Vimeo.
___

Pronto pessoal, chega né por hoje? Na proxima postagem prometo colocar uma foto minha sem o tal bigode. Abraço.

domingo, 2 de novembro de 2008

Valeu a pena esperar esse tempão sem uma actualização (é, aqui tem um C antes de palavras como actor e actual, mas isso só até o dia 31/12 de acordo com o novo tratado assinado). E prometo que esse post vai valer a espera.

E já que o assunto é que as coisas por aqui não são tão iguais como a gente imagina, olha só como é que são as marcas da Elma Chips e da Kibon por esses lados aqui do Atlântico:



Não bastasse essas diferenças, olha só essa marca de um pet shop do shopping:
Cadê a cabeça do infeliz do gato? O “C” esmagalhou a cabeça do coitado.


Ô RAÇA RUIM É BRASILEIRO
Essa foto aqui eu bati da Glau tirando onda abraçando a “Hermione”.


Seguindo a linha de bater foto tirando onda, essa aqui foi uma tentativa frustrada de fingir que tava abrindo “meu carro”. Sabe como é né: põe uma câmera fotográfica e um carro bonito na frente dum cafussu que dá nisso. Pra piorar, fui tão leso que nem pro lado da direção eu fui, acabou que parece que eu tou tentando é roubar o carro.


Fora eu, na minha turma tem mais dois brasileiros (o Fábio e o Zé antônio) e fora eles, fazendo duas disciplinas com a gente na sexta-feira tem mais uma brasileira que chegou agora que eu aind anão sei o nome dela. Ô negócio pra dar cria é brasileiro, acho que brota do chão aqui.

MEUS BAGULHOS
Segunda-feira, fizemos as compras da semana, o armário ficou bonito de novo. Bati foto da minha parte do armário (que é só a parte de baixo, a de cima é da Adriana). Segue a lista: chocolate em pó, cream cracker, bolacha doce de maçã e canela, chocolate, biscoito de chocolate, batatinha frita e leite. Tem coisa aí que já tinha e tem coisa aí que jã não tem mais.


SURPRESA!
Na terça, um dia depois das compras quando ainda tinha ingrediente suficiente pras meninas ficarem inventando moda, elas resolveram fazer um bolo. Ana foi logo dizendo que tava com vontade de fazer bolo e que quando isso acontecia, o bolo ficava surpreendente.


Fui pra aula e quando eu voltei, vi que o resultado era mesmo surpreendente:

Mas isso não foi razão pra eu deixar ele de lado, né? Ele tava lá era pra ser comido, afinal.

QUINTA-FEIRA PROVEITOSA
Fui ao consulado pra tirar um documento que é uma espécie de identidade pra imigrante brasileiros pra gent enão ter que ficar andando pra cima e pra baixo com o passaporte (o meu por sinal, já tava se estragando), aproveitei pra dar uma caminhada pela redondeza e conheci a Casa Da Música. É uma de casa de show pros eventos importantes da cidade. Tentei bater uma fotos legais mas como já é de se esperar, não consegui. Se quizerem ver mais fotos procurem lá no google que tem.


Depois, lá pertinho, do outro lado da rua, tem uma praça bonita p dedeu com um obelisco no centro. Tentei descobrir qual o significado dele procurando alguma placa, mas só descobri que foi alguma coisa importante que tem um leão que mata uma águia pisando na cabeça dela e que aconteceu em mil e oitocentos e cinquneta e oito, pelo menos eu acho que li certo o ano que tinha lá MDCCCLVIII. Ou era MDCCCVIII? Ou era MICIDVIC? Ou era MMC-MDC-XYZ... eu sei lá. Só sei que eu tava ficando com fome e tinha que ir pra casa, porque comer na rua é caro.


Voltando pra estação do metro percebi que tem uma bandeirinha do Brasil lá no alto do Prédio do Consulado.



Já no metro, lembrei que lá era perto do Estádio do Dragão, casa do Futebol Clube do Porto, a fome tava truando uma hora dessas, o fígado brigando com o rim pra ver quem o estomago iria digerir primeiro, mas fui porque perto do estádio tem um shopping e fui aproveitar pra deixar uns curriculuns nas lojas. Assim como a casa da música a foto não tá lá esses balios todos, mas dá pra ver né? Ainda não teve jogo desde que eu cheguei aqui, eu acho, mas se tiver, vou comprar um ingresso, nem que seja pra geral (ou o equivalente aqui) só pra ter uma foto lá de dentro.


Nesse mesmo dia, já tendo almoçado macarronada, comido bruaca com café, banana machucada-açúcar-canela e bruaca com banana machucada-açúcar-canela (de bucho cheião, graças Deus) fui pra aula, que nesse dia seria dada por um chefe de cozina convidado pelo pofessor pra gente aprender “a importância do detalhe”. E como aprendi, pq o detalhe é que a aula custava 10€ pro chefe poder comprar os ingrdientes (ora pois, menos de 10 foi a minha parte das compras da semana toda). Fui pra aula P da vida, imaginando que seriam aquelas comidas chics que só são bonitas e que passam a dez mil léguas do prato de pedreiro e ao mesmo tempo fui torcendo que estivesse enganado. Geralmente quando vou esperando uma coisa muito boa, acabo encontrando algo não tão a altura. Dessa vez eu esperava que estivese enganado e pra minha surpresa, eu não estava. Os pratos eram mesmo aqueles que só são bonitos e passam distante de arroz, feijão, farofa, ovo, bife acebolado e verdura crua (iahiahaiha lembro direitim do cardápio de marmitas do Di Casa que pedia todo dia pra mim e pro pessoal da Ponto). Lá vão os pratos:
- Sardinhas Marinadas, Coentrada de tomate e Ovas de Arenque (resumindo: torrada esturricada com um poquinho de azeite, uma sardinha e um tomatinho daqueles miudos)


- Ostras com molhode Açafrão “Au Chardonay” (trocando em miudos: ostra com uma bolotinha lá de ova de peixe, com umas ervinhas cheirosas com cenoura raspada e azeite)


- Brandade de bacalhau, chips de Batat Violeta (vamos lá: pirê de bacalhau e azeite em cima de uma battinha estilo ruffles sem ondinhas)


Eu De Bonito, bebendo vinho do Porto:


O bom foi o chefe dizendo que todos ingredientes têm a mesma importância se bem tratados, tanto fazia pra ele sardinha como bacalhau, que tanto fazia batata roxa (q ele usou na demonstração, como batata ruffles genérica de mercantil que a gente comeu)... jura que eu caí nessa né? Tinha um queixo melhorzinho não, pra dizer que o dinheiro não deu pra comprar mais coisa? Enfim, no mais a aula foi legal sim. Comi essas coisas de granfino que eu achei que não iria acontcer nunca na vida. Agora que já comi lagosta, já andei de lancha, comi bacalhau e comi ostra, só me falta pular de pára-quedas.

FBA_UP
Eu já postei aqui algumas fotos da visão que tem da minha sala. Hoje vou mostrar mais um pouco dos outros lugares da faculdade e a foto da minha sala em si durante a 2ª apresentação de cartazes de tipografia.




FEIJÃO MARAVILHA
Depois de experientar ostras, sardinhas e bacalhau, de volta à realidade: o feijão descongelando no meio da sala/quarto (onde melhor bate o sol) pro almoço de domingo.

Pequena observação: eu acho, que ele ainda não tá completamente cozido, porque no meio do almoço em que ele estava sendo feito, acabou o gás e aqui eles demoram no mínimo 4 horas pra entregar um novo.

E-LEARNING
É aqui que a gente passa boa parte do fim de semana por motivos lógicos: é grátis, é perto da cas aonde a gente mora (mais ou menos) e tem internet voada e liberada pro alunos. Fica dentro da residência universitária de Paranhos da UP. É o espaço pros residentes e alunos em geral estudarem (ou não, que geralmente é o nosso caso). É só o pitel lá, os guardinha são gente fina, sempre arrumam uma mesa e umas cadeiras quando tá tudo lotado.






O melhor lugar pra ficar é lá atrás, na área dos pufs gigantes pq é longe do cheiro que vem da cantina. Mas geralmente a gente fica alí nos banquinhos laranjas pq dificilmente lá em cima tem mesa vaga perto das tomadas. Bati foto até do banheiro que também é bem legalzim.

BEM QUE A MARIZE ME DISSE
Numa cartinha nem tão convencional que eu recebi da Marize na despedida, ela dizia que aqui nem tudo são flores, que não era tão maravilhas assim e que aqui também tinha muita coisa errada... de certa forma ela tinha até que um pouco de razão. O desinfeliz teve a cara dura de estacionar na passadeira (faixa) tão respeitada por aqui e ir tomar um cafezinho no restaurante que tem aqui no térreo). A foto tá pior que todas as outras pq tive que bater andando pra que o dono do carro não me visse.


TESTE DE QI
Olhem aí o que eu encontrei indo pra o e-learning:

Agora me diz: Pra que isso? Pra que essa faixa de pedestre numa rua sem saída colada numa cerca?
É pro mato não avançar enquanto os pedestres passam? É pra guiar a pessoa em linha reta? É pra pintas as pedras de branco? Ou é porque estamos em Portugal?

É isso aí pessoal, tá na hora de descer, chegamos na paragem final. É só dar sinal e descer com cuidado. Até o próximo post e tou esperando que as pessoas que me prometeram enviar uma carta, tenham feito isso mesmo. Tenham todos um bom di e obrigado por escolherem a nossa compania.


mais um
TA-NÃ-NÃ
mais um
TA-NÃ-NÃ

SAIDEIRA
Tá bom, tá bom, já que insistem. Ieheiheihe Mas só mais um pouquinho pq tenho que ir dormir (tou escrevendo isso às 02:02 de hj pra postar quando me conectar e amanã de manhã eu ainda tenho que fazer mais um trabalho (coisa que era ra eu tá fazendo agora, ao invés de tá digitando esse post) pq de tarde eu e a Ana vamos conhecer o Palácio de Cristal. A gente tinha pensado em fazer um pique-nique, mas a gente nem tem toalha pra isso, como também o Minipreço (que é onde as coisas são mais baratas) talvez não vai estar aberto. De forma ou de outra nós vamso nem que seja só com a garrafinha de água na bolsa (que sempre tá gelada pq a tmeperatura tá baixa. Essa semana a média foi de mínima de 6ºC e máxima de 19ºC).

É só uma fotinha minha e da Ana saindo do e-learning.
Pronto. Só isso. Agora acabou.

Vou ficar devendo as fotos do mijador como era e como agora são. Eu tinha batido as fotos já, mas eu não sei cadê as do mijador atual, aí não vale a pena por só um e assim fica a deixa pra vocês voltarem aqui outras vezes.

Pronto, agora é de verdade verdadeira. Acabou. Ponto final do 9º post.