segunda-feira, 22 de junho de 2009

41º

E vamos às notícias do semanário:

__________
Seja bem vindo, velho amigo.
Hoje, oficialmente, desde as 06:46h é o primeiro dia de verão aqui por essas bandas de cima. Não era pra menos e começou em grande, às 20:30h o termômentro estava na “casinha” dos 30ºC.
Já dizia Dona Jura “Né brinquedo, não.”
Pois bem, mas nem tudo são flores. Ainda tenho trabalhos por entregar até o dia 3 do mês que se segue a esse. Enfim, dos males o menor.

__________
Anarriê! Alavantu!
Aqui por esses lado a mocada também comemora as festas juninas. Um tanto quando diferente, ma snem por isso não tem comemoração. Enquanto a gente passa o mês em festa, eles aqui comemoram só uma noite e o dia do santo padroeiro da cidade é feriado. ;) Cada cidade tem seu santo padroeiro. Em Lisboa é Santo António (com acento agudo, que é como eles escrevem por aqui) a festa é na madrugada do dia 12 pro dia 13, dia do santo mesmo. Aqui no Porto a folia é do dia 23 pro 24 feriado destinado ao padroeiro tripeiro.
Já tá com um tempo que meus amigos aqui dizem “Diego, tu vais te passar.” Assim eu espero. A festa de São João é o carnaval aqui da cidade.
Tal como a gente eles costumam enfeitar as ruas também. E diferente de nós, tem o costume de na noite de festa saírem com martelos nas mãos a martelar a cabeça de quem alcançar. Tem também o manjerico, plantinha símbolo da festa vendida em cada esquina nas vésperas. Plantinha essa que vem em vasos junto com uma bandeirola com uma mensagem. Muito cheirosa por sinal, mas a gente só pode passar a mão e cheirar o que fic Ana mão, porque se cheirar diretamente a planta ela morre.
Seguem aqui algumas fotos do pré festejo e semana que vem, eu “me passando” ou não, venho aqui mostrar como foi a folia.


__________
Moça bonita não paga, mas também não leva.
Esse sábado fui conhecer a feira daqui, a Feira da Vandoma. É a versão do Porto da Feira da Ladra que por sua vez é a versão da Feira dos Pássaros e que eu já falei aqui.
Meu irmão, lá tinha de tudo. Disco em que a capa tem um carinha dando cotoco, anúncio pra vender motocultivador com alfaias e carroço (quem souber o que é isso eu compro um e dou de presente) e se duvidar até um bebê a venda. E tudo isso com uma vista do caramba. Olha aí as fotos:

__________

Dia 27/06 já no ritmo de verão…

Precisa eu dizer alguma coisa?

__________
E chegamos ao fim de mais uma belíssima transmição queridos amigos da Rede Globo, até o próximo fim de semana.

5 comentários:

chrisuda disse...

que óóótimo que vai ter monobloco aí!
daí tu lembra da gente quando tiver morrendo de pular e cantando as músicas. :D

Arco disse...

iradooo!!!
aqui os festejos de São João e afins estão em ponto de bala!!!
e amanha começa o São João de Maracanaú man... não é o maior do Brasil, mas me orgulhe ver q é o mais perigoso =D
brincadeirinha... vai ter uma ruma de banda lá, pense, todo dia 3 bandas.
Agora adivinha quem paga tudo isso? a prefeitura... ou seja, o cara gasta grana dando o circo pra moçada...
êiê..
por ai é assim man? aposto q não!

abracaooooo

Julix disse...

Didiiiiii...
Ah, o verão! Aproveita! É época de muita festa e alegria! Hehehe...
A começar por MONOBLOCOOOO!!!! Que delícia! Curta cada segundinho e lembre muito da gente, viu?
Beijo grande!

Unknown disse...

monobloco de grátis no porto que partiu?
que beleza,hein!
aqui já teve e eu nem fui :P

thiago disse...

manjerico é o filho do manjericão, que é primo do Neidão?