segunda-feira, 30 de março de 2009

29º

Tudo na paz? Essa semana foi um tanto quanto, não sei se legal seja a palavra certa. Aconteceu muita coisa. O suficiente pra uma semana.
__________

É uma casa portuguesa com certeza
Pois bem, finalmente mudei-me. Uma casa nova, numa freguesia nova, perto da faculdade. Antes de mais, agradecer à Olinda e ao seu namorido Vítor pela ajuda do tamanho dum bonde que me deram com as malas e tralhas todas que se multiplicaram feito coelho.
A casa é foi construída em 1920, feita de pedra. Muito massa. Não sei porque mas tenho a sensação que tou passando o fim de semana na casa de uma tia-avó minha. Agora tenho um qarto de verdade, com cama (de casal) de verdade, com uma tv só p mim, com um guardar roupa só pra mim também. A senhoria comprou pra o meu quarto 3 tipos diferentes de edredom e capa pras almofadas e um conjunto de toalhas. Tenho até mesinha de cabeceira com abajur. Só o pitas. Na cozinha tem tanta ferramenta que tem umas coisas lá que eu tenho dúvida se são mesmo pra cozinhar ou pra fazer cirurgia. Tem até panela e fogão 0km. Tá uma belezura mesmo.
O único problema eram os carpetes espalhados pela casa toda (por causa deles foi que não escolhi o quarto grande-master-big lá de cima) menos no quarto de baixo (por isso escolhi ele) que tinha um tapete em baixo da cama, mas depois do 10 espirro em menos de 5 minutos já me encarreguei de tirar ele de lá.
Já alei com a senhoria e logo vou mudar p sala (que também vai virar um quarto de verdade com cama e armários de verdade) por ser mais clara. Filmei a casa toda pra mostrar a vocês, ruim é que dessa vez eu esqueci de ascender as luzes da casa e (como toda vida) eu andei rápido demais, mas também pra que esse negócio demorar, né? Com direito a conhecer no vídeo o casal que entrou na casa junto comigo: João e Camila, são de Santa Catarina e tão de erasmus no curso de artes plásticas da Belas Artes da UP.

Casa portuguesa com certeza from diego bonito on Vimeo.
__________

Te dá aaasas
Quinta feria que passou agora teve aqui no Porto a etapa local do Red Bull Paper Wings. Competição em que os classificados nas categorias Tempo de Voo, Acrobacia e Distância viajariam pra Lisboa pra disputar a etapa nacional e de lá concorrer a etapa mundial na Bélgica. E os bobocas dos professores da escola dizendo que fazer aviãozinho de papel não leva ninguém a nada. Só se forem elas, porque a Red Bull leva pra Bélgica. O recorde mundial da categoria distância é 63 metros e uns quebrados e de tempo de voo é de 23 segundos. Agora diz aí: como é que um pedaço de papel dobrado consegue voar 63 metros ou passar 23 segundos no ar?
Mas o mais massa eram as mulherzinhas lá do evento. PUTZ GRILA. Aguilo sim é avião de carne e osso. Aquilo sim dá asas. Tinha loirinha, morenhinha, baixinha, altinha. Todas elas inhas. Não participei porque fiquei com medo de pegar o horáio da aula, mas pelo menos enchi a barriga de Red Bull sabor Grátis (a cara da favela, num pode ver nada de graça que pega de monte). Ah, Fico devendo a vocês as fotos dos aviões porque a máquina já estava guardada na mala.
__________

Portugal X Suécia
Sábado rolou aqui no Porto uma das etapas da copa, lá no Estádio do Dragão. A cidade toda estava lotada de suecas e suecas e mais suecas e tinha suecas também. Tinha sueca bonita, sueca linda, sueca perfeita e tinha sueca deusa também. O resultado do jogo eu não sei, isso é o de menos, eu estava preocupado em conseguir ficar acordado depois da mudança até a hora de começar a festa que ia ter na rua (todo último sábado do mês vai rolar festa na rua aqui agora).
Bacana é que a 1ª banda(Fanfarra Criativa Improvisada Colher de Sopa) que tocou era regida por um maestro na TV (no vídeo da pra ver), a 2ª banda (não lembro o nome) era muito legal também e a 3º e última eram uns tiozinhos que atendem pelo nome de Irmãos Catita e só tocam musicas esculhambadas.
No vídeo tem hora que eu filmo uma cabecinha balançando (tá bem no meio da tela). Um cara levou o filho dele (de no máximo 2 anos de idade) pra festa e colocou na cacunda e o pivetinho tava lá curtindo a nice, batendo palma e sacudindo a cabeça. Pena que eu esqueci e filmei com a câmera em pé e tava meio distante e não dá pra ver direito.

noite na rua from diego bonito on Vimeo.
Eu falei que a cidade estava lotada de suecas? Foda é que dessa vez eu levei a câmera, mas as pilhas descarregaram quando eu tava filmando as bandas e as suecas ainda não tinham chegado, então, usem a imaginação.
__________

1ª vez que quase deu certo

Hoje fiz arroz e depois de ouvir milhares de dicas e conselhos, parti pra aquela minha máxima da cozinha: "Se cada ingrediente isolado é bom, todos juntos devem ficar melhor ainda." Mas dessa vez adaptei: "Se uma dica é boa, todas juntas, finalmente deve funcionar." E foi quase isso que aconteceu. O arroz quase ficou solto um do outro e os bolinhos de sardinha (era pra ser omelete, mas não sei se omelete leva tanta farinha) ficaram um tanto quanto salgados e pra completar, as incansáveis batatinhas e coca cola zero que eu nem gosto muito mas como essa eu ganhei do jornal tava valendo então. Ficou gostoso. De verdade.

__________
Mais uma das coisas que eu encontro por aqui
Essa eu encontrei na rua que eu moro agora. Me diz aí, que tipo de material é esse que eles pintaram a parede?
Eu só conhecia tinta. Nunca tinha ouvido falar que dava pra pintar parede com fresco. Como será que faz? Pega alguém fresco e esfrega na parede?
E pra que esse cuidado? Será que é por ser afrescalhado demais e não querer nem que toque nele?

__________
140 caracteres
Aderi ao twitter. Achei bacana a gente tentar escrever algo importante (ou não) com só 140 caracteres. Quando eu tava pensando nesse post achei que iria conseguir fazer algo no estilo. Escrever textos menores pra todo mundo ler, porque com essa ruma de letra, não é todo mundo que tem paciência pra chegar até o fim. Não é de agora que eu venho tentando fechar mis a torneira de asneira, mas também não é de agora que eu não consigo.
__________

FIM – Finalmente. Acho que por essa semana já basta. Abraços e até domingo (ou segunda ou terça ou quarta...) que vem.

domingo, 22 de março de 2009

28º

Pois bem, passada uma semana, vamos ao sagrado post dominical.
__________

Antes – Durante - Agora
Olha só moçada, finalmente criei coragem e desembolsei 7,5€ e cortei a tal cabeleira. Passar esse monte de tempo sem visitar o cabelereiro valeu pra descobrir que eu tenho o cabelo cacheado. Eu achei que não era mais.
O resultado da transformação aqui em baixo e mais em seguida um pouco o barbeiro em que eu cortei. Tiozinho acho que corta cabelo antes do meu pai ser careca.



__________
Escolinha do Profesor Raimundo
Semana retrasada o professor pediu que fossemos pra aula com questões que estivessem intrigando a gente ou questões pertinentes ao nosso dia a dia. Logo em seguida tá imagem da lousa com as frases da turma. Acho que frente às questões sobre a existência humana e de onde vem e para onde vamos dá pra descobrir qual foi a pergunta de quem dorme há 6 meses num sofá cama.

__________
Nas Garras Da Patrulha – versão lusitana

__________
Das despedidas II
Pois é pessoal, tem uns que vão indo e outros que vão chegando. Finalmente, inverno tá pegando o beco e dando lugar à Prima.


__________
Pois bem essa semana foi isso vamos esperar que próxima semana melhore.

domingo, 15 de março de 2009

27º

Pra equilibrar, essa semana o post vai ser curtinho, porque já basta a ruma de coisa q escrevi semana passada.
__________

Voilá
Tanto que me ensinaram que é feio ficar brincando com a comida… mas quem não tem dinheiro, nem tem o que fazer (estudar não conta) só resta se virar como pode pra se distrair e ver o tempo passar. Depois de desitir da carreira de mestre cuca tou a investir agora na carreira de design de alimentos. Acho que agora sim achei minha verdadeira vocação.

__________


Cenas dos próximos capítulos
Depois de mais de 5 infinitos meses (5 meses e 11 dias pra ser mais exato) sem cortar o cabelo, amanhã vou dá uma podada nessa moita que se proliferou sobre minha cabeça. Vou desmatar arte dessa mata que serve de abrigo pra sei lá que tipo de bicho que mora dentro dela. Fica aí pra próxima semana a promessa das fotos do Diego Bonito versão Porto 2.0

segunda-feira, 9 de março de 2009

26º

Vamos lá de volta ao batente.
Foi mal pela demora, mas é que a preguiça já descobriu onde eu moro e bota o maior boneco pra ir embora. É pior que visita chata. Mas aproveitando que ela deu uma saída, vou logo atualizar isso aqui antes que ela volte.

__________

Carnaval no Porto
Quando o pessoal falava que “festa como essa como essa só existe no Brasil” eu achava exagero. Agora eu sei que não é nada mais além do que a pura verdade. Ô MOÇADA DEVAGAR PRA COMEMORAR O CARNAVAL! Primeiro que na sexta a noite nada acontece, no sábado nada de novo, no domingo então…missa, na segunda quando a gente pensa que vai engatar… o pessoal vai todo mundo pró trabalho como sendo um dia normalíssimo na vida de qualquer um outro. Até que na noite de segunda, eles resolvem se manifestar: Sai todo mundo fantasiado na rua rumo… rumo… rumo a lugar nenhum. Acredite se quiser. Todo mundo sai mais enfeitado que peteca e vai pra canto nenhum. Sai andando na rua sem eira, nem beira, sem lenço mas com documento pro caso da polícia parar.
Pra não dizer que tudo fica parado, no sábado os pais levam os filhos pra praça de Aliados. Lá eles tem pintura no rosto, carrossel, pula-pulae pipoca. Parece com as nossas quermesses.
Na segunda, a Joana e a Olinda tavam me explicando que o pessoal convida os amigos pras suas festas particulares. E foi isso que aocnteceu. Joana me convidou pra jantar na casa dos amigos dela. Quando eu chego, a rapaziada toda fantasiada de tudo q era mugango. No jantar tinha jogador de futebol, viking, aeromoça da Ryanair, florzinha e até um brasileiro. Deposi de jantar, todo mundo se reuniu e foi bater perna pelas danceteris da cidade. Parece uma festa normal: música eletrônica, bebida, banheiros lotados, ma scom a diferença q tá doto mundo empetecado.
Aí depois, é só aproveitar a terça feira (único dia feriado) pra dormir até tarde e curar a ressaca. Na quarta todo mundo volta ao trabalho (como se fosse a coisa mais comum do mundo, alguém trabalhar na quarta feira de cinzas antes do meio dia).
Enfim. Aí em baixo tão algumas fotos e um videozinho que resume o carnaval daqui.


Carnaval 2009 from diego bonito on Vimeo.

P.S.: Perceberam a sutileza o preço da caipirinha por aqui. Tá louco? Eu dar 12 reais num copo de caipirinha! E o que diaxo será esse tal de caipirão?
P.S. de novo: carnaval que é carnaval tem ter camisa da Galinha Morta, nem que o carnaval seja em 2009 e camisa seja de 2005.
__________

Jovem Pesquisador
Eses dias eu vi um cartaz pela faculdade aunciando um tal de 9º IJUP. Fui me informar pra ver o que era. IJUP – Investigação Jovem na Universidade do Porto. É um econtro científico que a mocada ou apresenta os artigos em banner ou oral. O prazo tava curto pra isncrever os artigos e eu não tinah nada feito. Aí veio a luz: já tenho um artigo é só mudar umas coisas e inscrever ele no encontro. Aí veio outra luz: ah tem o trabalho teórico de ilustração que ficou bem feito, dá pra escrever em forma de artigo e tentar publicar também. Feito isso, fui ler as letrinhas miúdas do regulamento e olha só o que eu encontro: “Os resumos dos artigos devem ser entregues o-b-r-i-g-a-t-ó-r-i-a-m-e-n-t-e em inglês.” Aí veio logo a palavrinha mágica na cabeça: FUDEU! Mas 2 segundos ddepois veio outra luz (eu tava iluminado, nera nesses dias?): vou encher o saco do Ricardo, da Alesandra, do Thiago, do Rafael, da Melissa, da amiga da Melissa e acho que da Livoca também. Resumindo: enchi o saco de tudim, acabei que gerei uma confusão, tinha mais de uma pesoa traduzindo o mesmo resumo, tinha resumo que ninguém tava traduzindo… por fim, acabou que eu consegui que o pessoal transformasse os meus resumos em abstracts. MUITÃO OBRIGADO A TODO MUNDO QUE EU TIREI A PACIÊNCIA DURANTE O TRABALHO E ME AJUDARAM COM ESSAS TRADUÇÕES. Consegui graças a vocês ter 2 artigos publicados fora do país num encontro científico. E pra fechar com chave de ouro, olhem aí nas fotos o lugar que reservaram pra eu fixar meus banners e a minha cara de raiva porque tinha que ir de manhã e de tarde ficar lá do lado do poster:

__________

Das despedidas
Pois é, o semestre acabou e começou mais um, mas tem gente que veio passar só seis meses e tem que voltar pra casa. Foi o caso da Mellyne, gente muito boa que merece aqui um espaço também pra mostrar o quanto eu tenho consideração por ela.

Essa semana que passou fui ao aeroporto dizer oi e já no mesmo encontro me despedir também da Mariana, que tava em Santiago na Espanha mas o voo saia daqui do Porto. Muito bom te ver também Mariana, foi como se a gente tivesse se encontrando no meio da rua em Fortaleza.
E enquanto uns partem, outros vem chegando: Nina e Rafaelito, me aguardem, porque se tiver passagem barata, a Semana Santa vai ser com vocês em Barça.
__________

Mais mudanças
No início do mês que vem vou sair do AP que tou dividindo com as 3 Anas pra morar em um quarto de uma casa, que graças à Mellyne consegui achar perto da faculdade com um preço que eu posso pagar. Quando eu me mudar mesmo eu ponho aqui as fotos ou o vídeo da casa como eu fiz quando cheguei no apartamento.
__________

23+1
É isso aí. Tem momentos na vida que são inveitáveis, como por exemplo o (23+1)º na vida de um homem. A vítima da vez é o meu amigo Vladvostok. É amigo, é mesmo difícil, mas fazer o quê? É assim mesmo. Olha pelo lado bom: ano que vem podia ser bissesto e tu ter que passar um dia a mais com essa idade tão dura e que tu podia tá no Brasil, mas não: tá no Porto e aqui eless não tem essa tradição de infernizar quem completa 23+1.

__________

Aniversário do Nhonho
Dando continuidade à sessão Parabéns: Bacora, parabéns pra ti cara. Eu não sei quantos anos o meu amigo famoso Iuri (vulgo Nhonho) completou esse ano, só sei que completou. Um grande abraço (tem que ser grand emesmo porque se não, num dá pr aabarcar).
__________

Pronto. Tarefa prometida. Tarefa cumprida.
Aos que estavam esperando, uma pergunta: vocês num tem mais o que fazer não? Vão assistir a novela das 8 que vocês aprendem muito mais do que lendo isso aqui. hehe

sábado, 7 de março de 2009

00

Foi mal pela demora aos que ainda insistem em aparecer por aqui. Vou tentar actualizar amanhã.

prometo falar sobre:
o carnaval
o encontro científico que participei (e comi pra caramba)
das despedidas
da mudança
e da poss+ivel viagem

té lá.